Como ser um Bom Líder

Muitas pessoas já me perguntaram como ser um bom líder. Este artigo é para você que deseja se tornar líder tanto no meio profissional, quanto para a liderança cristã.

Em muitas narrativas bíblicas percebemos reis ímpios que seguiram pelos mesmos caminhos ímpios de seus antepassados como no caso de Acabe e Manassés, trazendo maldição e juízo sobre todo o povo.

Do mesmo modo, a Bíblia Sagrada registra casos onde a influência positiva e construtiva pode se tornar realidade, um dos exemplos é a história de Neemias na Bíblia.

Jesus, o maior líder de todos os tempos, em suas atitudes, ensinou a como ser um bom líder.

Sua influência transformadora impactou gerações através dos séculos e continua até os dias atuais.

Este é um fato inegável!

Porém, há uma narrativa bíblica que ressalta vários aspectos de uma liderança servidora, onde a influência positiva é tão poderosa sendo capaz de, através da unidade de um povo gerar um admirável milagre.

Neemias na Bíblia e sua influência positiva

A história bíblica que envolve Neemias e seu grandioso desafio, que era o de reconstruir os muros de Jerusalém, traduz-se em parâmetros inabaláveis para a liderança e a influência positiva que ali foi desenvolvida.

O fato ocorreu cerca de 440 a.C. Neemias é encontrado no palácio do rei Artaxerxes I, na fortaleza de Susã, servindo-o como seu copeiro, seu homem de confiança.

As notícias de que Jerusalém encontra-se humilhada com os seus muros destruídos chegam até Neemias por meio de seu irmão Hanani.

O quadro passado é angustiante e completamente forte para levar este homem de grande caráter à tristeza e a humilhação.

Entretanto, não o suficiente para o deixar sem atitudes diante de tantas coisas a serem realizadas.

Ao invés de ficar reclamando da sorte que a sua nação teve.

Então, ele busca em Deus a direção para a resolução daquele problema e lança-se com atitudes valorosas para modificar a “paisagem” reinante.

Charles Swindoll, em seu livro sobre liderança declara quatro fatores que marcam líderes em tempos de crise que se evidenciaram em Neemias:

“Lemos no versículo 4 as palavras de Neemias, tocado pela necessidade de seu povo: ‘…assentei-me, e chorei, e lamentei […] e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus’.

Nos versículos 4 a 11, há quatro fatores muito significativos que se comprovam na vida dos líderes competentes e espirituais.

Quero que se lembre deles e vou apresentá-los como ocorreram na experiência de Neemias na Bíblia. Então. vamos examiná-los por ordem.

Neemias na bíblia e sua influência positiva

O líder reconhece claramente as necessidades

“O começo do versículo 4 diz: ‘Tenho eu ouvido estas palavras…’ Neemias não estava preocupado; ele não vivia em um mundo de sonhos, fora da realidade. 

Ele perguntou então: ‘O que está havendo? Eles responderam: ‘A situação é deplorável’. Ele ouviu as palavras deles”.

O líder se preocupa pessoalmente com a necessidade

“Neemias foi um passo além do reconhecimento do problema. Ele não só ouviu as questões, como também dialogou e se identificou com elas.

Neemias foi chamado para construir o muro, mas primeiro ‘ele chorou por causa das ruínas’. ‘Os muros caíram. Ó Senhor! Como esses muros podem estar derrubados e o povo continuar em segurança?’

Porém, a reação normal é: ‘Os muros caíram? Quem é o culpado? Quem fez isso?’ Mande-me os nomes deles; vou resolver isso’. Essas reações são errôneas. O líder deve ter compaixão”.

O líder cristão dedicado vai primeiro à Deus com o problema

“No versículo 5, Neemias diz: ‘Ah! Senhor, Deus dos céus’. Ele orou… Para quem Neemias trabalhava? Para o rei.

Esse rei era grande e temível na terra, o mais poderoso! Contudo, em comparação à Deus, o rei Artaxerxes não tinha nenhum poder.

Então, é lógico que, ao orarmos a Deus, coloquemos as coisas na perspectiva adequada”.

Espero que você tenha entendido o conceito e o exemplo utilizado de como ser um bom líder, pois essa foi minha intenção.

Enfim, veja os demais artigos do site para que possa continuar se aprimorando no seu chamado.

Fonte: este conteúdo foi publicado primeiro no site minhatitudevencedora.com.br e retirado para republicação no site vocacaopastoral.com.br.

Este conteúdo é do mesmo autor, Pastor Marcos Sá.

 

Pastor Marcos Sá
Pastor Marcos Sá

Pastor e educador com 30 anos de experiência nas áreas de cursos de formação, treinamentos e palestras. Estudou Gestão de Sistemas Educacionais na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), é Bacharel em Teologia com domínio de Teologia Sistemática, Educação Cristã e História do Avivamento e Autor de 3 Livros.

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pastor, Pai, Esposo e Amigo Marcos Sá

Autor dos estudos bíblicos evangélicos Marcos Sá - Como ser um Bom Líder

Este site continuará sendo instrumento de Deus para ajudar pessoas em todo mundo.

Dia 22/12/2022, nosso Deus o levou para estar na glória.

“Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.” 2 Timóteo 4:7

Posts recentes

Quer ficar por dentro das últimas novidades da área contábil?

Inscreva-se na nossa newsletter e tenha nossos conteúdos em primeira mão.

Artigos relacionados