Todo aquele que confessa ter recebido a Jesus Cristo como seu salvador e diz desfrutar de uma nova vida, deve desejar avançar como pessoa e também buscar o Crescimento Espiritual.
Permanecer nos rudimentos da fé cristã pode ser um indicativo de que o crescimento espiritual pode estar comprometido ou não estar acontecendo.
O corpo físico quando bem tratado e suprido em suas necessidades mais importantes tem o seu crescimento favorecido por esses cuidados mais prementes.
Todo corpo saudável cresce naturalmente, seus órgãos, sistemas e ossos obedecem tal crescimento.
Da mesma forma deve acontecer com o nosso homem espiritual.
Primeiro somos instruídos quanto aos rudimentos da fé, da vida cristã, o que é extremamente importante, pois é a partir destes fundamentos que toda a nossa “casa” espiritual será edificada.
Logo a seguir devemos avançar para conhecimentos e experiências maiores:
Hebreus 6.1,2 – “Pelo que, deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, prossigamos até a perfeição, não lançando de novo o fundamento do arrependimento de obras mortas e de fé em Deus, e da doutrina dos batismos, e da imposição das mãos, e da ressurreição dos mortos, e do juízo eterno…”.
Crescimento Espiritual e seu Aperfeiçoamento: A Casa Espiritual
O Senhor Jesus Cristo nos mostrou esta gloriosa verdade através da simbologia de uma casa. A casa neste texto é a nossa vida espiritual que resistirá ou sucumbirá aos maus tempos da vida de acordo com o fundamento sobre a qual está construída, edificada:
Mateus 7.24-27 – “Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras e as prática, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha. E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. E aquele que ouve estas minhas palavras e as não cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia. E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda”.
Desta forma podemos entender o quão é importante ter fundamentos sólidos.
Toda resistência espiritual que possuímos não vem de nós mesmos, da nossa própria justiça, dos nossos talentos e dons, mas do fundamento sobre o qual estamos sendo edificados.
“Esperei com paciência no Senhor, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. Tirou-me de um lago horrível, de um charco de lodo; pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos; e pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos o verão, e temerão, e confiarão no Senhor”. Salmos 40.1-3
Davi neste Salmo destaca esta verdade espiritual quando diz: “…pôs os meus pés sobre a uma rocha…”
A Salvação Em Cristo Não É O Ápice Da Vida Cristã
Muitos cristãos se equivocam quando pensam que a salvação que receberam de nosso Senhor Jesus Cristo é o lugar mais alto que poderiam alcançar na trajetória de suas vidas.
Vamos deixar isso bem claro: a salvação é o acontecimento mais importante de nossas vidas, porém é só o começo da “ESCALADA” espiritual.
Após ter ouvido a mensagem da cruz e em sua consciência esta mesma mensagem ter produzido a fé salvadora que o levou, em minha opinião, a tomar a maior decisão de sua vida, que foi de receber a Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador , o cristão agora deve avançar para o crescimento e aperfeiçoamento espirituais!
6 Infalíveis Regras Para O Crescimento E Aperfeiçoamento Espirituais – Infográfico
Use o código abaixo e coloque este infográfico em seu site gratuitamente
Com certeza este artigo pode abençoar sua vida e a de seus familiares Clique no link abaixo e Compartilhe no Facebook
Clique Aqui Para Compartilhar no Facebook.
Transcrição do Infográfico
No que diz respeito ao crescimento espiritual:
- Crescimento espiritual em relação ao evento da Cruz – Entender o que de fato aconteceu ali no Calvário, que teve poder suficiente para lhe alcançar nos tempos atuais. Sua abrangência; o grande valor do sacrifício de Jesus que foi o preço pago em relação àquilo que o pecado gerou de dívidas espirituais; o impacto em três dimensões de seu viver: passado, presente e futuro; seus benefícios irrevogáveis;
- Crescimento espiritual em relação à revelação escrita – Tomar conhecimento das promessas que agora estão vigorando sobre este novo cristão; as Leis Espirituais; os Decretos Divinos; os devocionais – um alimento espiritual cotidiano que vai proporcionar crescimento espiritual sadio; as Sagradas Escrituras em si;
- Crescimento espiritual em relação ao viver em comunidade – Praticar da comunhão; o conhecimento e a dinâmica das relações diárias; o testemunho cristão e o discipulado.
No que diz respeito ao aperfeiçoamento espiritual:
- Aperfeiçoamento espiritual em relação à mentoria – Se submeter à liderança de alguém mais instruído e experiente. Absorver ensinos deste guia como legados altamente valiosos que promovem descobertas, amadurecimento e aperfeiçoamento espirituais;
- Aperfeiçoamento espiritual em relação à educabilidade – Estudar e pesquisar sempre. Ser um garimpeiro de excelências! Aquele que acha saber de tudo está, inevitavelmente, iniciando seu declínio fatal. Aprender sempre deve estar configurado na lista de pontos imprescindíveis para o aperfeiçoamento espiritual do cristão que deseja deixar a sua marca em sua geração. Leitura bíblica diária, bons livros de autores verdadeiramente compromissados com Deus, cursos, treinamentos fazem parte do processo de educabilidade;
- Aperfeiçoamento espiritual em relação à liderança – Produzir frutos! Para uma árvore saudável produzir frutos é um acontecimento que tomará o seu lugar de acordo com o tempo específico. Primeiro a semente é lançada no terreno, se devidamente cuidada vai germinar e crescer. Depois, produz flores e logo o fruto aparece. Assim também todo cristão com crescimento espiritual saudável vai florescer e produzir bons frutos. Quando falo de frutos aqui equivale dizer geração de vidas no Espírito Santo, novos discípulos de Cristo.
“A sabedoria já edificou a sua casa, já lavrou as suas sete colunas. Já sacrificou as suas vítimas, misturou o seu vinho e já preparou a sua mesa. Já deu ordens às suas criadas, já anda convidando desde as alturas da cidade, dizendo: Quem é simples volte-se para aqui. Aos faltos de entendimento diz: Vinde, comei do meu pão e bebei do vinho que tenho misturado. Deixai os insensatos, e vivei, e andai pelo caminho do entendimento. O que repreende o escarnecedor afronta toma para si; e o que censura o ímpio recebe a sua mancha. Não repreendas o escarnecedor, para que te não aborreça; repreende o sábio, e amar-te-á. Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio; ensina ao justo, e ele crescerá em entendimento”. Provérbios 9.1-9
Se nosso homem espiritual está recebendo boa alimentação espiritual o crescimento se dará de maneira constante e plena.
Sendo assim, devemos todos identificar o tipo de alimento espiritual que estamos nos alimentando: sua fonte, sua procedência, sua autoridade…
- Sua fonte – Todo nosso alimento espiritual deve ter sua fonte em Deus. O alimento espiritual que renova nossas forças espirituais e revigora nosso ânimo, impactando o corpo físico também, é de origem celestial. Lembro-me aqui do Maná (Êxodo 16.1-15) que sustentou mais de dois milhões de hebreus no deserto nos dias da saída do Egito; o pão assado sobre as brasas e a botija de água que revigorou as forças de Elias, fazendo-o caminhar quarenta dias e quarenta noites até o monte Horebe sobrenaturalmente (1 Reis 19.1-8) e quando os anjos serviram ao Senhor Jesus após 40 dias de tentação no deserto (Mateus 4.1-11)
- Sua procedência – A procedência é o Espírito Santo mediante o que nos foi entregue pelas Sagradas Escrituras como sendo o leite racional (1 Pedro 2.2), O pão (Mateus 4.4), o mel (Salmos 119.103)
- Sua autoridade – É espiritual! O alimento natural é para o corpo físico, sana a deficiência do corpo físico, mas logo haverá necessidade de alimentar-se novamente. A autoridade do alimento espiritual impacta as áreas física e espiritual do ser humano (Hebreus 5.14)
“Mas a graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo. Pelo que diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro e deu dons aos homens. Ora, isto — ele subiu — que é, senão que também, antes, tinha descido às partes mais baixas da terra? Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas. E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo vento de doutrina, pelo engano dos homens que, com astúcia, enganam fraudulosamente. Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, do qual todo o corpo, bem-ajustado e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor”. Efésios 4.7-16
“…cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo…”
A proposta é crescer em tudo! Não somente em conhecimento bíblico, mas em tudo. Em tudo que diz respeito à vida como um todo.
Crescer como ser humano, como profissional, como membro influente na família, como verdadeiro representante do Reino de Deus na Terra.
Ser um cristão cujo estilo de vida atraia outras pessoas à Cruz, com pensamentos altruístas e projetos de vida que possam refletir uma pessoa de entendimento saudável e inteligente; alguém que deseja se desenvolver e ocupar seu espaço sem precisar ser desonesto com ninguém e influenciar outros a acreditar mais em si próprios tendo Deus como seu “parceiro” na maratona da vida…
Deixando de lado todo o embaraço da velha vida, do velho homem, cheio de hipocrisia e mentiras; o engano que promete vantagens, mas que só fortalece os vínculos com a velha natureza e deixa ainda um fluxo de ar para que este velho homem continue respirando…
A Infantilidade Espiritual Nos Aprisiona Em Níveis Menores
Quando iniciamos a nossa caminhada de fé somos tratados como crianças espirituais que necessitam de alimento básico como o leite que os bebês são alimentados quando recém-nascidos.
“Deixando, pois, toda malícia, e todo engano, e fingimentos, e invejas, e todas as murmurações, desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que, por ele, vades crescendo, se é que já provastes que o Senhor é benigno. E, chegando-vos para ele, a pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa, vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecerdes sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus, por Jesus Cristo. Pelo que também na Escritura se contém: Eis que ponho em Sião a pedra principal da esquina, eleita e preciosa; e quem nela crer não será confundido. E assim para vós, os que credes, é preciosa, mas, para os rebeldes, a pedra que os edificadores reprovaram, essa foi a principal da esquina; e uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, para aqueles que tropeçam na palavra, sendo desobedientes; para o que também foram destinados. Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”. 1 Pedro 2.1-9
Depois de recebermos esta alimentação básica, estaremos preparados para um outro tipo de alimento mais sólido, indicando que o crescimento espiritual está acontecendo.
A infantilidade espiritual manterá nosso crescimento e entendimento espirituais bloqueados. Poderíamos chamar de nanismo espiritual. Com toda certeza isto também tem muita influência em outras áreas do viver.
Por isso há muito relato de fracasso e derrota entre aqueles que dizem ter recebido a Jesus Cristo em suas vidas.
Se não há uma “casa”, isto é, uma vida espiritual fortemente edificada sobre a Rocha que é Cristo, as intempéries, os momentos de adversidades, que certamente virão, causarão grandes destruições que farão com que esta “casa” seja totalmente destruída.
Agora É Hora!
O Senhor nos chamou para um crescimento espiritual sem limites! Nos chamou para a maturidade espiritual; para conhecermos nossos benefícios conquistados na cruz; para novos relacionamentos…
O leite racional é para um determinado período de nossas vidas, isto é, quando somos crianças espirituais.
Depois de haver passado um determinado tempo, depender ainda do alimento que só os bebês espirituais se alimentam, significa dizer que houve uma estagnação espiritual comprometedora.
“E eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo. Com leite vos criei e não com manjar, porque ainda não podíeis, nem tampouco ainda agora podeis; porque ainda sois carnais, pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois, porventura, carnais e não andais segundo os homens? 1 Coríntios 3.1-3
Vamos todos avançar para além dos rudimentos e crescer como crentes transformados pelo Espírito Santo, os quais Deus deseja usar no meio dessa geração que se perde por causa da falta de conhecimento.
“antes, crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora como no dia da eternidade. Amém!” 2 Pedro 3.18
Qual a regra para o Crescimento Espiritual ou Aperfeiçoamento Espiritual que mais chamou a sua atenção? Deixe aqui nos comentários sua resposta e opinião!
2 respostas
O crescer na graça no conhecimento vai renovar , estruturar toda a mente que antes foi estabelecida por vários fundamentos que mais lhe contribuíram para uma vida de derrota do que de vitórias, e a edificação na sua vida espiritual, na sua casa edificada pela semente, a palavra, vai lhe criar um teto a sustentar todas as paredes que a Palavra criou dentro do seu espírito e tem renovado a sua mente, suas emoções a navegar em fé debaixo de qualquer teto de tempestade que lhe sobreviver, porque Há uma Palavra!!!! Cristo a implantou dentro de mim e de você, hoje com a sua maturidade sua alma está sendo resolvida na palavra de Deus, analisando as situações com outras óticas, porque há paz! Há alegria! E elas te enchem por dentro e exterioriza por fora e te faz enxergar na sua maturidade que vai ganhar anos na sua vida. Com o conhecimento espiritual agora como seu teto firme! Decisões que chegariam 5 anos vai chegar na sua vida em uma semana. Por que???? Porque agora você vai viver na *tranqüilidade* pra decidir e a paz operante na palavra de fé vai te equilibrar, te descansar. Desse jeito! Beijos pastor lindo!
Comentário Impactante! Beijo Minha Linda Pastora!