As decisões que tomamos no passado, em meu entendimento, produziram o que somos atualmente.
Ninguém sai imune das decisões que toma em sua vida. Tendo o poder de impactar nosso futuro é de fundamental importância que toda e qualquer decisão que se for tomar, seja criteriosamente estudada.
Decisões: Construindo meu futuro.
Ou seja, decisões acertadas produzirão a curto e, também, a longo prazo de tempo, “colheitas” significativas de bons resultados, benefícios.
Decisões tomadas de maneiras precipitada ou inconsequente, produzirão fardos pesadíssimos que, provavelmente, terão que ser suportados por longo tempo e talvez por toda a vida.
Pablo Neruda, um poeta chileno, nascido em 1904, ganhador do prêmio Nobel de literatura em 1971, disse sobre o poder de escolher, decidir:
“Você é livre para fazer suas escolhas, mas é prisioneiro das consequências”.
Construindo meu futuro: O alcance de uma decisão.
A tomada de decisões é de abrangências incomparáveis. As decisões que tomamos por certo afetarão a nós como agentes principais e afetarão pessoas que estão à nossa volta. Portanto, tomar decisões não é algo tão simples assim.
Talvez, você nunca tenha refletido sobre este assunto tão sensível é mais presente em nosso dia a dia do que podemos imaginar.
Quem sabe se sempre tomou decisões em sua vida sem refletir sobre o que elas poderiam impactar em você, seu futuro e sobre o impacto que as pessoas que vivem ao seu lado poderiam sofrer, como por exemplo: sua família.
Decidir casar-se com alguém é uma das mais complexas decisões que uma pessoa pode tomar.
Se tomada de uma maneira não muito pensada, levando-se em consideração a vida que essa outra pessoa tinha, seus sonhos, seu pensamento de vida futura, por exemplo, isto poderá se tornar um grande problema de consequências grandiosas, como no caso de uma separação futura, mais desastrosa ainda se este casal tiver filhos.
Decidir por uma profissão ou estudar uma faculdade sem levar em consideração a vocação e questões de oportunidades de mercado de trabalho, poderá custar muito caro se tiver que refazer este processo tendo que escolher outra profissão ou estudar outra faculdade.
Desta forma, o melhor é não se deixar levar pela precipitação e buscar ajuda!
É melhor ser criterioso e não se deixar levar pelos “ventos” da vontade somente; da vaidade de querer ter por ter e de querer ser por ser.
Se você puder se aconselhar com pessoas capacitadas, amadurecidas, imparciais, que saibam analisar a demanda com vistas no futuro, será de alto valor.
É lógico que Deus sabe o que é melhor para todos nós!
Deus nos conhece: Construindo meu futuro.
Ele conhece o ser humano muito melhor do que ele próprio (o ser humano). Conhece o futuro melhor do que ninguém e poderá nos aconselhar da melhor forma possível.
O pastor Mike Murdock disse:
“Campeões tomam decisões que criam o futuro desejado, perdedores tomam decisões que criam o presente desejado”.
Então, tome decisões como se fossem sementes lançadas em solo fértil e que tem o poder de gerar um futuro desejado.
10 FATOS SOBRE TOMADA DECISÃO QUE VOCÊ PRECISA SABER:
1) Minha decisão tem o poder de impactar o meu futuro;
2) O que sou hoje é o resultado das decisões que tomei no passado;
3) Minha decisão afeta a minha vida diretamente e afeta as pessoas que estão à minha volta indiretamente;
4) Minhas decisões são como sementes que certamente produzirão e me levarão a colher de seus frutos;
5) Consequências são fatos inevitáveis de decisões, quer sejam boas ou más;
6) Decisões mal tomadas geram fracassos, dores e cargas insuportáveis;
7) Decisões acertadas atraem oportunidades valiosas;
8) Sábias decisões me colocam no caminho da felicidade;
9) Toda decisão tomada por revelação de Deus é sempre a melhor de todas as decisões;
10) Minhas atitudes e iniciativas devem seguir na direção de minhas decisões
Construindo meu futuro: A Dificuldade de se tomar decisão.
Há pessoas que possuem grande dificuldade de tomar decisão.
Decisões: Construindo meu futuro.
São os indecisos, que por fatores diversos estão travados nesta área e este problema que com o passar do tempo piora cada vez mais, se não for tratado, pode ter origem:
1) Na formação da personalidade;
2) Nos problemas emocionais na infância;
3) Na falta de uma referência pessoal que lhe pudesse mostrar como tem que ser feito;
4) Nos traumas quando em alguma ocasião da vida precisou tomar uma decisão e saiu frustrado, fracassado desta experiência.
Há pessoas que chegam à idade adulta com muita carência nesta área e que por isso não progridem na vida no que tange à relacionamentos, ao campo afetivo-emocional e profissional, por exemplo.
Quanto antes se buscar ajuda melhor. É possível ser tratado da dificuldade de tomar decisão através de aconselhamentos, orientação profissional e tratamento espiritual, como clínica da alma com pastores por exemplo.
Há outros fatores que podem afetar o poder de decisão das pessoas, como por exemplo: ansiedade, medo, pressões, insegurança e estresse.
Pessoas indecisas não possuem foco, são volúveis e estão à procura, constantemente, de algo que lhes proporcionem apoio e segurança.
São admiradoras profundas de pessoas fortes nesta área, contudo nunca se estabilizam numa direção sustentável e estão sempre procurando afirmação.