A formação do caráter tem sido um dos problemas mais graves da sociedade, como também no mundo cristão hodierno.
As melhores definições da palavra caráter nos melhores dicionários de língua portuguesa falam sobre:
“Marca; qualidade inerente à uma pessoa; os traços psicológicos, as qualidades, o modo de ser, sentir e agir de um indivíduo, um grupo, um povo; firmeza de atitudes”.]
O processo de formação do caráter humano
Os maiores estudiosos das áreas de psicologia e pedagogia, dizem que a formação do caráter começa desde a mais tenra idade.
Ou seja, no geral, o período que vai dos 6 até aos 12 anos é o mais crítico para uma criança.
Pois é quando ela está recebendo e fixando para si, um grande volume de informações que vão lhe moldando, imprimindo os primeiros traços de personalidade que irão determinar posturas, atitudes e comportamentos para o resto de suas vidas.
Observe o descrito abaixo:
“O empirismo é uma teoria filosófica que defende o conhecimento da razão, da verdade e das ideias racionais através da experiência.
Essa teoria muito desagrada os adeptos da teoria inatista que afirma termos em nossa mente desde o período extrauterino princípios racionais e ideias verdadeiras.
O empirismo é descrito-caracterizado pelo conhecimento científico, a sabedoria é adquirida por:
- Percepções;
- Pela origem das ideias por onde se percebe as coisas, independente de seus objetivos e significados;
- Pela relação de causa-efeito por onde fixamos na mente o que é percebido atribuindo à percepção causas e efeitos;
- Por causa da autonomia do sujeito que afirma a variação da consciência de acordo com cada momento;
- Pela concepção da razão que não vê diferença entre o espírito e extensão, como propõe o Racionalismo e ainda pela matemática como linguagem que afirma a inexistência de hipóteses.
John Locke é considerado o principal figurante do empirismo.
Com sua corrente, denominada Tabula Rasa, afirmou que as pessoas desconhecem tudo, mas que através de tentativas e erros aprendem e conquistam experiência”.
Jean Piaget diz sobre o pensamento infantil
Jean Piaget, um biólogo suíço que viveu entre os anos de 1896 a 1980, mostrou que o pensamento infantil passa por quatro estágios, desde o nascimento até o início da adolescência, quando há capacidade plena de raciocínio.
Assim, a criança constrói o conhecimento a partir de suas descobertas, quando em contato com o mundo e com os objetos.
Por isso, não adianta ensinar a um aluno algo que ele ainda não tem condições intelectuais de absorver.
Ou seja, o trabalho de educar não deve se limitar a transmitir conteúdos, mas a favorecer a atividade mental do aluno.
Por isso, importante é não apenas assimilar conceitos, mas também gerar questionamentos, ampliar as ideias”.
Diante das teorias de desenvolvimento da personalidade e ampliação das questões de cognição, percebemos facilmente que crianças podem passar por situações frustrantes em suas vidas ainda em desenvolvimento, e estas experiências poderão marcá-las profundamente.
Em função disto, a extrema necessidade de famílias equilibradas e ajustadas social, emocional, psicológica e espiritualmente, para que possam gerar um ambiente saudável de aprendizagem para os filhos.
O que produzirá, posteriormente, pessoas saudáveis, definidas naquilo que desejam para suas vidas.
Surge então a importância de um meio social equilibrado, com igualdade de condições para todos, sem dois pesos e duas medidas.
Espero que tenha aprendido ainda mais sobre a formação do caráter.
Fonte: este conteúdo foi publicado primeiro no site minhatitudevencedora.com.br e retirado para republicação no site vocacaopastoral.com.br.
Este conteúdo é do mesmo autor, Pastor Marcos Sá.