Liderança de Martin Luther King Jr. 

A princípio, o doutor Martin Luther King Jr. é um dos exemplos que devem ser ressaltados, pois toda a sua missão de vida, assim como a credibilidade que conseguiu frente a comunidade de sua época é resultado de um caráter irrefutável.

Esse grande líder nasceu em 15 de janeiro de 1929, em Atlanta, Geórgia, Estados Unidos da América, foi ordenado pastor batista aos dezoito anos de idade. 

Martin Luther King estudou no Morehouse College e no Seminário Teológico de Crozer, concluindo sua pós-graduação na Universidade de Boston. 

Em 1953, casou-se com Coretta Scott.

Neste mesmo âmbito escolar, entrou em contato com as obras de outro grande líder: Mohandas Karamchand Ghandi (Mahatma Ghandi).

Suas ideias tornaram-se sua bandeira filosófica sobre o protesto não violento contra a segregação racial norte-americana. 

Em 1955, o doutor Luther King coordenou um boicote aos ônibus de Montgomery, em função do ocorrido com Rosa Parks: uma mulher negra que havia se recusado a ceder o lugar no ônibus para uma mulher branca. 

O protesto durou cerca de 381 dias, terminando com um mandato da Suprema Corte proibindo qualquer transporte público segregador. 

Esta iniciativa de Martin Luther King teve seu trabalho reconhecido pela forte e transformadora liderança que exerceu sobre a sociedade de seu tempo: o prêmio Nobel da Paz.

“Se você não está pronto a morrer por alguma coisa, você não está pronto para viver”

Liderança de Martin Luther King Jr.

A mobilização de pessoas por um líder depende essencialmente de sua integridade. Se não há caráter, as pessoas notarão e, então, a mobilização se findará. 

Se não há caráter, não haverá mobilização pela construção de um ideal.

A liderança que Madre Teresa exerceu teve como parâmetro a credibilidade por um ideal comum. 

Albanesa de nascimento (1910-1997) Agnes Gonxha Bojaxhiu desenvolveu trabalhos marcados pelo amor ao próximo. 

Sua liderança inquestionável, promove outro aspecto importante do relacionamento entre pessoas – servir. 

Filha de prósperos comerciantes albaneses, envolveu-se com os menos favorecidos na índia, ficando conhecida como a “santa dos desamparados”. 

Em 1949, num toque visionário, fundou a Ordem das Missionárias da Caridade, com filiais em 111 países por todo o mundo, inclusive no Brasil. 

Em 1979, recebeu o prêmio Nobel da Paz por seus trabalhados tão bem liderados e seu legado inquestionável.

“Se houvesse pobres na lua, iríamos até lá. O que conta não é o que fazemos, mas o amor que colocamos no que fazemos!”

Madre Teresa de Calcutá

O maior treinador de líderes da atualidade John C. Maxwell, fala sobre o TESTE DE ACIDEZ DA CREDIBILIDADE: 

“Quanto mais credibilidade você tem, mais as pessoas depositam confiança em você, permitindo, portanto, que você tenha o privilégio de influenciar-lhes a vida. 

Quanto menos credibilidade você tem, menos as pessoas depositam confiança em você, e mais rápido você perde sua posição de influência”.

Enfim, eu espero que tenha aprendido um pouco mais sobre como foi a liderança de Martin Luther King nos Estados Unidos e sua representatividade para o mundo e aos dias atuais..

Fonte: este conteúdo foi publicado primeiro no site minhatitudevencedora.com.br e retirado para republicação no site vocacaopastoral.com.br.

Este conteúdo é do mesmo autor, Pastor Marcos Sá. 

 

Pastor Marcos Sá
Pastor Marcos Sá

Pastor e educador com 30 anos de experiência nas áreas de cursos de formação, treinamentos e palestras. Estudou Gestão de Sistemas Educacionais na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), é Bacharel em Teologia com domínio de Teologia Sistemática, Educação Cristã e História do Avivamento e Autor de 3 Livros.

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pastor, Pai, Esposo e Amigo Marcos Sá

Autor dos estudos bíblicos evangélicos Marcos Sá - Liderança de Martin Luther King Jr. 

Este site continuará sendo instrumento de Deus para ajudar pessoas em todo mundo.

Dia 22/12/2022, nosso Deus o levou para estar na glória.

“Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.” 2 Timóteo 4:7

Posts recentes

Quer ficar por dentro das últimas novidades da área contábil?

Inscreva-se na nossa newsletter e tenha nossos conteúdos em primeira mão.

Artigos relacionados