Recebendo Uma Nova Visão
A visão é o mais importante de todos os sentidos físicos que o homem possui. Através da visão desfrutamos de quase tudo o que a vida nos oferece.
Quem não gosta de admirar a imensidão do mar num dia de sol ou de contemplar um vasto cinturão verde, fruto do trabalho das mãos de um agricultor.
Recebendo Uma Nova Visão
Vale a pena incluir aqui a saudade quando vemos uma foto antiga de família que preenche nosso coração de lembranças, tendo como portas abertas os olhos que como o próprio Jesus Cristo ensinou é a candeia do corpo:
“A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz. Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!” Mateus 6.22,23
Segundo O próprio Senhor Jesus: aquilo que vemos tem o poder de produzir coisas boas ou más em nosso ser.
O que tem acesso a nossa mente através dos olhos podem nos motivar e renovar a nossa fé, revitalizar as nossas intenções de vida, ou podem nos contaminar, roubar nossa motivação e nos levar para distante daquilo que Deus projetou para cada um de nós.
Muitas pessoas estão sendo guiadas, agora mesmo, para o lado contrário daquilo que Deus planejou para elas em função do que os seus olhos estão vendo. Aquilo que você está vendo agora em relação ao seu futuro, está guiando os seus passos, suas decisões, suas aspirações na mesma direção.
RECEBENDO UMA NOVA VISÃO
O QUE VOCÊ ESTÁ VENDO? Uma das primeiras coisas que acontece quando você permite que Deus guie a sua vida é receber uma nova visão.
“E logo lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e recuperou a vista…” Atos 9.18
Isto aconteceu com Saulo de Tarso, aquele que posteriormente se transformaria, por obra do Espírito Santo, no maior doutrinador da Igreja do Novo Testamento, o apóstolo Paulo.
Esta nova visão diz respeito a uma nova maneira de enxergar a vida com seus contornos de perigo, como também com suas novas oportunidades oferecidas agora.
Fala de cura e libertação da maneira como se entende e discerne a vida espiritual.
Quando o Espírito Santo inicia o processo de transformação de vida espiritual do ser humano uma das primeiras providências é mudar a sua maneira de ver a vida, isto é, mudar a sua visão.
No Antigo Testamento pessoas tiveram suas vidas transformadas quando foram impactadas no tocante a visão, a sua maneira de “enxergar” as coisas:
- Abraão – Sua fé é renovada quando Deus o chama para ver as estrelas (Gênesis 15.1-6)
Recebendo Uma Nova Visão
“Depois destas coisas veio a palavra do Senhor a Abrão em visão, dizendo: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão. Então, disse Abrão: Senhor Jeová, que me hás de dar? Pois ando sem filhos, e o mordomo da minha casa é o damasceno Eliézer. Disse mais Abrão: Eis que me não tens dado semente, e eis que um nascido na minha casa será o meu herdeiro. E eis que veio a palavra do Senhor a ele, dizendo: Este não será o teu herdeiro; mas aquele que de ti será gerado, esse será o teu herdeiro. Então, o levou fora e disse: Olha, agora, para os céus e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua semente. E creu ele no Senhor, e foi-lhe imputado isto por justiça”.
- Moisés – A magnífica visão da sarça ardente marcou o início de seu ministério de libertação do povo hebreu do Egito (Êx 3.1-6)
Recebendo Uma Nova Visão
“E apascentava Moisés o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote em Midiã; e levou o rebanho atrás do deserto e veio ao monte de Deus, a Horebe. E apareceu-lhe o Anjo do Senhor em uma chama de fogo, no meio de uma sarça; e olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia. E Moisés disse: Agora me virarei para lá e verei esta grande visão, porque a sarça se não queima. E, vendo o Senhor que se virava para lá a ver, bradou Deus a ele do meio da sarça e disse: Moisés! Moisés! E ele disse: Eis-me aqui. E disse: Não te chegues para cá; tira os teus sapatos de teus pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa. Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó. E Moisés encobriu o seu rosto, porque temeu olhar para Deus”.
- Isaías – Quando entrou no templo viu Deus (Is 6.1-3)
“No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e o seu séquito enchia o templo. Os serafins estavam acima dele; cada um tinha seis asas: com duas cobriam o rosto, e com duas cobriam os pés, e com duas voavam. E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória”.
Nas páginas do Novo Testamento Jesus Cristo diz que aquele crer Nele, no sentido de necessidade de salvação não andará mais na escuridão:
“Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida”. João 8.12
Enxergar as coisas de uma maneira otimista; tentar ver o lado bom da vida; abandonar o derrotismo é primordial para que um novo tempo de grandes realizações se estabeleça.
Recebendo Uma Nova Visão: O QUE VOCÊ ESTÁ VENDO?
Entenda: uma multidão sem visão adequada da vida anda sem direção e é muitas vezes apanhada em “armadilhas”; pessoas que não conseguem “ver” as oportunidades enquanto há tempo de reagir, são deixadas para trás e depois reclamam por não terem tido chances; outras pessoas acham que para elas o tempo não passa e que terão todas as “chances” de novo num futuro próximo.
NÃO ESQUEÇA OS BINÓCULOS!
“O Titanic foi o segundo de uma frota de três navios de luxo da empresa White Star Line (o primeiro, o Olympic, funcionou sem problemas, e o terceiro, o Britannic, também afundou, devido a uma explosão de causa desconhecida). Com 269 m de comprimento e 28 m de largura, o Titanic era o maior navio da época. Sua construção começou em março de 1909 e terminou em maio de 1911. Em 10 de abril de 1912, ele partiu para sua primeira viagem, de Southampton, na Inglaterra, a Nova York, nos EUA.
O Capitão Smith, tinha sob as suas ordens diversos oficiais antigos veteranos do Olympic que davam assim a sensação de experiência. Embora isso criasse dores de cabeça ao capitão Herbert Haddock no navio irmão, Smith pediu à companhia que Henry Wild saísse do Olympic e se tornasse o seu Imediato no Titanic assim que chegassem a Southampton. Assim Murdoch desceu de posto para Primeiro Oficial, e Lightoller para Segundo Oficial indo assim ocupar o lugar de David Blair de 37 anos, que era o Segundo Oficial do Titanic nessa altura. Raiva e desilusão foram o que Blair sentiu quando lhe participaram da transferência, contudo, ainda participou das provas de mar do navio fazendo a viagem de Belfast a Southampton. Acabava assim o privilégio de participar na viagem inaugural do maior navio do mundo, privilégio esse que concedia possibilidades para futuras promoções de posto. Como oficial teve de obedecer às ordens e descer em Southampton, porém, segundo consta, ele levou para o armário da sua cabine os binóculos dos vigias bem como uma chave de um telefone do Titanic, vingança ou distração o mistério permanece, o que é certo é que a cabine de Blair nunca foi ocupada por nenhum outro oficial e assim não teve como ninguém a bordo saber onde os binóculos se encontravam. Em 1914 durante a Primeira Guerra Mundial, Blair e Lightoller fizeram parte da tripulação do Oceanic. Em 1924 ele se tornou Comandante do seu primeiro navio”.
Trecho citado foi encontrado no site: Titanic Momentos.
Imagem meramente ilustrativa
Os binóculos poderiam ter evitado aquela tragédia. Naquela época ainda não havia as tecnologias do radar e do sonar.
Uma visão mais apurada e milhares de vidas teriam sido poupadas naquele dia 14 de abril de 1912. O QUE VOCÊ ESTÁ VENDO?
Quando entregamos a direção de nossa vida a Cristo, ele nos presenteia com os “binóculos da fé”; imprescindível para enxergar a vida como ela verdadeiramente é Glória a Deus!
Recebendo Uma Nova Visão: VISÃO DE VIDA FUTURA
Muitos possuem visão física, mas não possuem visão de vida futura. Visão de vida futura diz respeito ao que você quer alcançar no futuro, o alvo que você deseja atingir no futuro.
Leia também: Como Vencer as Dificuldades da Vida.
Fala sobre aquilo que é preciso fazer hoje para que se abram “portas” no futuro, por exemplo: tomada de decisão, conexões, educabilidade…
É possível “tocar” o futuro? Sim, de certa forma sim! Há uma Lei espiritual chamada de Lei da semeadura, ou seja, tudo aquilo que semeamos, colheremos no futuro. Desta forma é correto dizer que aquilo que estou semeando no presente está tocando o meu futuro.
Recebendo Uma Nova Visão
“Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará” Gálatas 6.7.
Aquilo que queremos conquistar entra em nosso campo visual em primeiro lugar. Foi por isso que Moisés enviou espias para observarem a Terra Prometida.
Isto deveria ter funcionado como estimulante para a tomada da herança. Sabemos que dez daqueles doze espias não estavam preparados para as aparentes dificuldades que viram ali.
Na trajetória da vida devemos estar preparados para aquilo que veremos, principalmente, aquilo que se colocará no caminho de nosso triunfo final.
Haverá desafios suficientes para provar a fé, barreiras que parecerão intransponíveis, gigantes, mares, momentos de fraqueza… O QUE VOCÊ ESTÁ VENDO?
Recebendo Uma Nova Visão: TIRANDO OS OLHOS DA DIFICULDADE
A visão humana sempre se oporá a visão espiritual. A visão humana se inclina para as coisas terrenas; busca saídas meramente humana; ressalta a possibilidade e a chance no campo físico.
A visão espiritual “enxerga” o sobrenatural! A visão espiritual interage com a fé e nos faz ver aquilo que ainda não se estabeleceu no campo físico.
“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem”. Hebreus 11.1
Jesus multiplicou pães e peixes pelo menos duas vezes nas Sagradas Escrituras. Estes milagres demonstram com clareza essas duas formas de visão, isto é, a visão dos apóstolos e a visão do próprio Cristo. Veremos o milagre de João seis.
“Depois disso, partiu Jesus para o outro lado do mar da Galileia, que é o de Tiberíades. E grande multidão o seguia, porque via os sinais que operava sobre os enfermos. E Jesus subiu ao monte e assentou-se ali com os seus discípulos. E a Páscoa, a festa dos judeus, estava próxima. Então, Jesus, levantando os olhos e vendo que uma grande multidão vinha ter com ele, disse a Filipe: Onde compraremos pão, para estes comerem? Mas dizia isso para experimentá-lo; porque ele bem sabia o que havia de fazer. Filipe respondeu-lhe: Duzentos dinheiros de pão não lhes bastarão, para que cada um deles tome um pouco. E um dos seus discípulos, André, irmão de Simão Pedro, disse-lhe: Está aqui um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos; mas que é isso para tantos? E disse Jesus: Mandai assentar os homens. E havia muita relva naquele lugar. Assentaram-se, pois, os homens em número de quase cinco mil. E Jesus tomou os pães e, havendo dado graças, repartiu-os pelos discípulos, e os discípulos, pelos que estavam assentados; e igualmente também os peixes, quanto eles queriam. E, quando estavam saciados, disse aos seus discípulos: Recolhei os pedaços que sobejaram, para que nada se perca. Recolheram-nos, pois, e encheram doze cestos de pedaços dos cinco pães de cevada, que sobejaram aos que haviam comido”. João 6.1-13
A dificuldade é uma realidade da vida de todos nós. Ela é capaz de fazer com que milhares de pessoas desistam de seus ideais; é capaz de tornar os desafios que estão à frente bem maiores do que realmente são, podendo enfraquecer a fé e tornar a vida infrutífera.
A dificuldade também pode servir de motivação para seguir em frente se não aceitarmos as suas condições e resolvermos não deixar que a mesma ponha um ponto final em nossa história.
Se decidirmos tirar os olhos da dificuldade e tratarmos isso de maneira correta e justa, então grandes oportunidades de crescimento e conquistas surgirão constantemente.
Não é ignorar a dificuldade. É não se entregar ao seu efeito paralisante e desanimador.
Tirar os olhos da dificuldade não significa fingir que não exista. Significa entender que querendo eu ou não, terei que lidar com isso até o fim da vida.
As dificuldades sempre existirão. O segredo está em você decidir que lugar ela vai ocupar em sua mente e em seu coração.
Recebendo Uma Nova Visão: O QUE PODERÁ FAZER A DIFICULDADE?
1º) Poderá superdimensionar meu inimigo (Números 13.26-33)
“E caminharam, e vieram a Moisés, e a Arão, e a toda a congregação dos filhos de Israel no deserto de Parã, a Cades, e, tornando, deram-lhes conta a eles e a toda a congregação; e mostraram-lhes o fruto da terra. E contaram-lhe e disseram: Fomos à terra a que nos enviaste; e, verdadeiramente, mana leite e mel, e este é o fruto. O povo, porém, que habita nessa terra é poderoso, e as cidades, fortes e mui grandes; e também ali vimos os filhos de Anaque. Os amalequitas habitam na terra do Sul; e os heteus, e os jebuseus, e os amorreus habitam na montanha; e os cananeus habitam ao pé do mar e pela ribeira do Jordão. Então, Calebe fez calar o povo perante Moisés e disse: Subamos animosamente e possuamo-la em herança; porque, certamente, prevaleceremos contra ela. Porém os homens que com ele subiram disseram: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós. E infamaram a terra, que tinham espiado, perante os filhos de Israel, dizendo: A terra, pelo meio da qual passamos a espiar, é terra que consome os seus moradores; e todo o povo que vimos no meio dela são homens de grande estatura. Também vimos ali gigantes, filhos de Anaque, descendentes dos gigantes; e éramos aos nossos olhos como gafanhotos e assim também éramos aos seus olhos”.
2º) Poderá me roubar as melhores oportunidades (1 Samuel 17.32-37)
“E Davi disse a Saul: Não desfaleça o coração de ninguém por causa dele; teu servo irá e pelejará contra este filisteu. Porém Saul disse a Davi: Contra este filisteu não poderás ir para pelejar com ele; pois tu ainda és moço, e ele, homem de guerra desde a sua mocidade. Então, disse Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai; e vinha um leão ou um urso e tomava uma ovelha do rebanho, e eu saía após ele, e o feria, e a livrava da sua boca; e, levantando-se ele contra mim, lançava-lhe mão da barba, e o feria, e o matava. Assim, feria o teu servo o leão como o urso; assim será este incircunciso filisteu como um deles; porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo. Disse mais Davi: O Senhor me livrou da mão do leão e da do urso; ele me livrará da mão deste filisteu. Então, disse Saul a Davi: Vai-te embora, e o Senhor seja contigo”.
3º) Poderá bloquear o milagre decisivo da minha vida (Gênesis 18.9-14)
“E disseram-lhe: Onde está Sara, tua mulher? E ele disse: Ei-la, aí está na tenda. E disse: Certamente tornarei a ti por este tempo da vida; e eis que Sara, tua mulher, terá um filho. E ouviu-o Sara à porta da tenda, que estava atrás dele. E eram Abraão e Sara já velhos e adiantados em idade; já a Sara havia cessado o costume das mulheres. Assim, pois, riu-se Sara consigo, dizendo: Terei ainda deleite depois de haver envelhecido, sendo também o meu senhor já velho? E disse o Senhor a Abraão: Por que se riu Sara, dizendo: Na verdade, gerarei eu ainda, havendo já envelhecido? Haveria coisa alguma difícil ao Senhor? Ao tempo determinado, tornarei a ti por este tempo da vida, e Sara terá um filho”.
Recebendo Uma Nova Visão: O FOCO
O que você está vendo? Para onde sua visão está te levando? Ter visão concentrada naquilo que deseja alcançar se chama FOCO. O foco é exatamente isto – ter visão definida, concentrada.
Recebendo Uma Nova Visão
Há muitas formas de distração atualmente. Uma pessoa que quiser ir além da maioria terá manter-se focada constantemente.
É separar o excelente do bom e manter-se concentrado.
O site: www.motivacaoefoco.com.br em seu artigo: 10 frases poderosas sobre a importância do foco resume de forma destacada o foco:
“Foco consiste em ter um objetivo e trabalhar com disciplina e continuidade para atingir a meta estabelecida, desviando-se das distrações do cotidiano”.
Leia também: Mudanças Necessárias Para se Atingir o Alvo.
Recebendo Uma Nova Visão: OBSERVANDO O VENTO
Veja o que diz a Bíblia Sagrada com respeito ao perigo de não estar concentrado, focado em propósitos:
“Quem observa o vento nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará” Eclesiastes 11.4
Quando a Palavra de Deus diz: “Quem observa o vento nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará”, está nos levando para a realidade de que há um perigo enorme esperando por aqueles que estão sempre aguardando que algo aconteça e lhes possa favorecer sem nunca definirem nada com firmeza espiritual e confiança em Deus.
Há momentos em nossas vidas que o Senhor nos diz que é melhor esperar que algumas coisas aconteçam antes de tomarmos algumas decisões importantes.
Mas, há momentos em que Ele nos chama à atitude. É a hora de sairmos da inércia, da posição de descanso, respirar fundo e avançar na direção daquilo que tanto desejamos.
Então, este é o momento favorável de fazer uma reflexão sobre tudo o que aconteceu em sua vida até agora, fazer um balanço, desfazer-se de toda a bagagem desnecessária e estabelecer alvos claros e inteligentes e avançar para aquilo que realmente interessa.
Uma visão concentrada em grandes propósitos de vida será iluminada pelo próprio Cristo e produzirá grandes vitórias!
O QUE VOCÊ ESTÁ VENDO?