Atender o chamado de Jesus Cristo para tornar-se seu discípulo, consiste em abandonar a vida de pecado, renunciar a si próprio e assumir para si a responsabilidade de refletir o seu caráter santo e irrepreensível.
O que veremos neste post:
→ A Cruz Como Referencial e a Renúncia Como Marca Fundamental da Vida Cristã;
→ 7 Marcas de Um Verdadeiro Discípulo de Cristo;
Tornar-se discípulo de Cristo é a maior decisão que o homem pode tomar em vida, o que representará o início de uma nova história marcada por grandes experiências e prazer em servi-Lo.
Isto implica também em “navegar” contra a maré, e correr no contrafluxo das ilusões seculares.
Seguidor ou Discípulo de Jesus?
Também representa estar sendo moldado pelos Seus princípios de vida e relacionamento, mais atuais do que nunca em nossos dias.
Significa estar em pleno processo de mudança pela atividade dinâmica do Espírito Santo, agregando, a todo momento, valores morais, éticos e espirituais o que vai forjando em nós, um ser humano cada vez melhor em amadurecimento constante.
Seguidor ou Discípulo de Jesus?: A Cruz de Cristo é o Referencial da Vida Cristã
“Ora, ia com ele uma grande multidão; e, voltando-se, disse-lhe: Se alguém vier a mim e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. E qualquer que não levar a sua cruz e não vier após mim não pode ser meu discípulo”. LUCAS 14.25-27
Sugestão de Leitura: Minhas Decisões de Hoje Estão Construindo Meu Futuro.
Seguidor ou Discípulo de Jesus?: A Renúncia é Marca Fundamental da Vida Cristã
“Assim, pois, qualquer de vós que não renuncia a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo. Bom é o sal, mas, se ele degenerar, com que se adubará? Nem presta para a terra, nem para o monturo; lançam-no fora. Quem tem ouvidos para ouvir, que ouça”. LUCAS 14.33-35
Há uma enorme diferença entre ser seguidor e ser discípulo, essencialmente quando o assunto é Jesus, o Santo Filho de Deus.
Tomando por base somente as definições simples dos dois termos, sem levar em consideração outras implicações, observamos como estão distantes quando estudados em suas práticas:
#1 DISCÍPULO: “O QUE RECEBE DISCIPLINA OU INSTRUÇÃO; QUE SEGUE OS CONSELHOS, OU IMITA OS EXEMPLOS DO MESTRE. QUE O ADMIRA, RESPEITA E ABSORVE SEUS ENSINAMENTOS”.
#2 SEGUIDOR: “AQUELE QUE SOMENTE O SEGUE, MAS NÃO PERMITE SER INSTRUÍDO POR ELE, NÃO SUPORTA SEU CONFRONTAMENTO E NEM ABSORVE SEUS ENSINAMENTOS”.
∇ ∇ ∇
7 MARCAS DE UM VERDADEIRO DISCÍPULO DE CRISTO:
Seguidor ou Discípulo de Jesus?
1) IDENTIFICA-SE PELA CRUZ – “E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me”. (LUCAS 9.23)
2) TEM CARÁTER TRATADO – “Mas vós não aprendestes assim a Cristo, se é que o tendes ouvido e nele fostes ensinados, como está a verdade em Jesus, que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano, e vos renoveis no espírito do vosso sentido, e vos revistais do novo homem, que, segundo Deus, é criado em verdadeira justiça e santidade. Pelo que deixai a mentira e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros. Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira. Não deis lugar ao diabo. Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade. Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem”. (EFÉSIOS 4.20-29)
3) TEM VIDA TRANSFORMADA – “Mas todos nós, com cara descoberta, refletindo, como um espelho, a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória, na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor”. (2 CORÍNTIOS 3.18)
4) TEM TEMPERAMENTOS E SENTIMENTOS SARADOS – “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o Dia da redenção. Toda amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmias, e toda malícia seja tirada de entre vós. Antes, sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo”. (EFÉSIOS 4.30-32)
5) DEMONSTRA FRUTOS DE ARREPENDIMENTO – “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham, assim, os tempos do refrigério pela presença do Senhor”. (ATOS 3.19)
6) NÃO É MAIS REFÉM DO PASSADO – “Não que já a tenha alcançado ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”. (FILIPENSES 3.12-14)
7) SUA VIDA É MARCADA POR FÉ – “Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé”. (ROMANOS 1.17)
Sugestão de Leitura: Descobrindo o Propósito de Minha Vida.
O seguidor vê somente a beleza do aprendizado, o discípulo vê a essência que transforma e agrega valores;
O seguidor enxerga sua referência de vida como se fosse um personagem em ação quando está compartilhando uma experiência, o discípulo está disposto a receber este aprendizado e colocá-lo em ação;
O seguidor espera encontrar-se com o seu mentor eventualmente, o discípulo quer estar com o seu mentor o tempo necessário para ser impactado por seus valores colhidos durante a jornada da vida;
O seguidor vê passatempo com seu mestre, o discípulo vê possibilidades para a vida futura;
O seguidor desfruta somente o momento, o discípulo aprecia e incorpora ensinamentos valiosos para o futuro;
O seguidor não suporta a correção e abandona o seu mestre, o discípulo tem sabedoria e sabe que a sua capacidade de ser corrigido o levará a patamares e conquistas superiores.
A convivência com o Mestre fará com que o discípulo se torne igual a Ele. A tradução do Novo Testamento: “O mais importante é o amor” exprime com profundidade esta gloriosa verdade:
“Quando o conselho viu a coragem de Pedro e João, e pôde ver que eles eram evidentemente homens simples e sem cultura, ficaram espantados e perceberam o que a convivência com Jesus havia feito neles!” (Atos 11.26).
Marcos Sá é pastor sênior da Igreja do Avivamento Internacional, educador, com 30 anos de experiência nas áreas de ministrações, cursos de formação, treinamentos e palestras.
Estudou Gestão de Sistemas Educacionais na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), é Bacharel em Teologia com domínio de Teologia Sistemática, Educação Cristã e História do Avivamento.