Antes de tudo, o surgimento da liderança está ligado com os treinamentos e capacitações que a pessoa absorve.
Mas também, é possível que alguém já nasça com aptidões para se tornar líder.
Creio que este é um dos momentos mais importantes da vida daqueles que vão se envolver com tão nobre missão.
Pois, o caráter daquele que estará influenciando pessoas deverá estar fundamentado e consolidado em integridade e sinceridade, já que relacionamentos são condições importantes para o sucesso do surgimento da liderança.
Joyce Meyer argumenta:
“Alguns se tornam líderes porque possuem qualidades inatas de liderança. Outros, que não as possuem, vêm a ser excelentes líderes mediante treinamento específico.
Contudo, mesmo os líderes natos precisam de aperfeiçoamento, pois ninguém nasce totalmente preparado para tal incumbência”.
Concordo que somos, quase que integralmente, o reflexo daquilo que temos em nossa alma ou coração e que reagimos, na maioria das vezes, de acordo com memórias que ficaram marcadas em nosso emocional.
Daí, a importância de se estudar a formação dos líderes através de suas potencialidades e desempenhos práticos a partir de informações que possam ir desde o período de formação e construção de sua personalidade até sua fase adulta.
Pois, é quando já é possuidor de uma estrutura de caráter já desenvolvido.
E o fato de líderes exercerem uma liderança extremamente negativa e desagregadora, encontra-se explicação em um caráter que teve problemas e deficiências quando de seu processo de desenvolvimento.
Muitos de nossos líderes talvez tenham sido vítimas de um passado degradante e, por isso, comportam-se de forma não construtiva e não convergente.
Acredito que dentre inúmeras explicações para se definir ou entender uma postura de liderança desagregadora e marcada pelo cerceamento, a que está em questão, apresente um fundamento que não deve ser desprezado.
Fatores que contribuem para o surgimento da liderança
Não tenho dúvida de que lares estruturados, infância e adolescência saudáveis, juventude dinâmica e esperançosa, somados a outros fatores importantes, corroborarão para o surgimento da liderança de padrões, comportamentos e iniciativas vencedores.
Sabemos que pessoas que não tiveram um lar tão equilibrado assim, não conseguiram construir e desenvolver para si, bons conceitos e valores de vida.
E acabaram por atingir a idade adulta com muitas deficiências pessoais, emocionais e espirituais.
A definição mais simples para liderança é influência. Isto é ponto pacífico entre os maiores especialistas em todo mundo.
Partindo deste princípio somos todos líderes, isto é, influenciamos e somos influenciados a todo tempo.
O problema está em como isto acontece. A influência tem duas faces: pode ser positiva ou negativa; construtiva ou destrutiva; convergente ou divergente.
Olhando para o nosso mundo atualmente, não nos é possível acreditar que boa parte dos seres humanos estão se esforçando para dar o melhor de si no tocante a uma liderança capaz de promover transformações positivas.
A transformação dos homens se dará muito em função de uma influência sedimentada no amor, companheirismo, respeito, honestidade e integridade.
Sobre esta influência ensinou Jesus Cristo, o maior líder de todos os tempos, colocando sobre os ombros de sua igreja a responsabilidade de assumir a vanguarda deste comportamento, em Seu sermão mais conhecido:
“Vocês são o sal da terra. Mas se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens”.
Enfim, este foi o artigo sobre o surgimento da liderança.
Fonte: este conteúdo foi publicado primeiro no site minhatitudevencedora.com.br e retirado para republicação no site vocacaopastoral.com.br.
Este conteúdo é do mesmo autor, Pastor Marcos Sá.