5 Decretos de Vitória Contra os Inimigos da Fé

Decretos de vitória

Decretos espirituais são fundamentos estabelecidos no mundo espiritual, tendo origem em Deus ou pronunciados por homens santos mediante situações de grandes desafios ou por ocasiões onde a fé e a confiança em Deus foram colocadas à prova.

 

BANNER LIVRO 1 - 5 Decretos de Vitória Contra os Inimigos da Fé

 

Uma Lei Divina jamais pode ser removida ou anulada; um decreto espiritual vigorará enquanto, por parte do homem, houver obediência e fidelidade.

 

Decretos espirituais são palavras liberadas no mundo espiritual que trazem a fé e a autoridade espiritual como esteio de uma vida que desfruta de intimidade e santificação em relação a Deus.

 

Um grande exemplo de Decreto espiritual aconteceu nos dias do profeta Elias que decretou que não haveria chuva nem orvalho sobre Israel, tendo esta Palavra a duração de três anos e seis meses:

 

‘Então, Elias, o tisbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Vive o Senhor, Deus de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra”. 1 Reis 17.1

 

Veremos a partir de agora 5 inimigos da fé que tem provocado grandes guerras e muitos prejuízos àqueles que se dizem cristãos, ou  seja, autênticos seguidores de Cristo, e como vencê-los com uma das armas espirituais mais poderosas que possuímos: FÉ!

 

1º) Decretos de Vitória: INCAPACIDADE

 

O sentimento de incapacidade podem nos lançar para longe dos propósitos de Deus e frustrar nossas possibilidades de realizações. Este sentimento funciona como uma espécie de paralisante espiritual, que tira de nós todas as forças de confiança e atitude, bloqueando iniciativas e tomadas de decisões importantes.

 

Conheça também: Recebendo Uma Nova Visão!

 

O sentimento de incapacidade é como um “sugador” de nossas maiores energias e pretensões quanto ao futuro, fazendo com que aceitemos os obstáculos colocados à nossa volta como sendo algo normal, evidente em nosso dia a dia.

 

stones 1808222 1920 - 5 Decretos de Vitória Contra os Inimigos da Fé

5 Decretos de Vitória Contra os Inimigos da Fé

 

Este sentimento de incapacidade teve força suficiente de impactar negativamente o profeta Elias mesmo após o grandioso evento do monte Carmelo, quando sentiu-se completamente incapaz de lutar contra Jezabel que o queria destruir a todo custo. Elias se sentiu tão desanimado que desejou desistir de tudo e por um ponto final em toda a sua história.

 

“E Acabe fez saber a Jezabel tudo quanto Elias havia feito e como totalmente matara todos os profetas à espada. Então, Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim me façam os deuses e outro tanto, se decerto amanhã a estas horas não puser a tua vida como a de um deles. O que vendo ele, se levantou, e, para escapar com vida, se foi, e veio a Berseba, que é de Judá, e deixou ali o seu moço. E ele se foi ao deserto, caminho de um dia, e veio, e se assentou debaixo de um zimbro; e pediu em seu ânimo a morte e disse: Já basta, ó Senhor; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais.” (1 Reis 19.1-5).

 

É aqui que Deus entra em ação!

 

Sabemos que como seres humanos que somos haverá momentos em que seremos duramente provados em nossa fé e confiança em Deus. Momentos como este vivido pelo profeta Elias é perfeitamente normal dentro da perspectiva humana.

 

Mas damos graças a Deus pelo fato de nunca seremos esquecidos. Os olhos de Deus estão sobre aqueles que o amam e por isso sempre haverá socorro no momento oportunidade.

 

Nos momentos mais desafiadores de nossas vidas Ele sempre virá com provisão, abrindo-nos uma porta de escape e, por fim, nos colocará em “Alto Retiro” por amor ao Seu santo nome!

 

“não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus”. (2 Coríntios 3.5)

 

O 1º Decreto espiritual de vitória contra o primeiro inimigo da fé, INCAPACIDADE é:

 

“Posso todas as coisas naquele que me fortalece” (Filipenses 4.13)

(Ore agora decretando estas Palavras!)

 

2º) Decretos de Vitória: INCREDULIDADE

 

“E não fez ali muitas maravilhas, por causa da incredulidade deles” Mateus 13.58. A incredulidade prova o nosso coração. Ela é mortal e impede de contemplarmos tudo o que de fato poderíamos ser e alcançar por meio do sacrifício vitorioso de Jesus sobre a cruz. A incredulidade possui raízes secas, os seja, que não produzem vida.

 

A incredulidade não desistirá. Tentará todos os meios e maneiras para minar a nossa fé e confiança em Deus.

 

Vejamos Jairo, o principal da sinagoga e sua filha prestes a morrer:

 

“E, passando Jesus outra vez num barco para o outro lado, ajuntou-se a ele uma grande multidão; e ele estava junto do mar. E eis que chegou um dos principais da sinagoga, por nome Jairo, e, vendo-o, prostrou-se aos seus pés e rogava-lhe muito, dizendo: Minha filha está moribunda; rogo-te que venhas e lhe imponhas as mãos para que sare e viva.  E foi com ele, e seguia-o uma grande multidão, que o apertava. Estando ele ainda falando, chegaram alguns do principal da sinagoga, a quem disseram: A tua filha está morta; para que enfadas mais o Mestre? E Jesus, tendo ouvido essas palavras, disse ao principal da sinagoga: Não temas, crê somente.  E não permitiu que alguém o seguisse, a não ser Pedro, e Tiago, e João, irmão de Tiago. E, tendo chegado à casa do principal da sinagoga, viu o alvoroço e os que choravam muito e pranteavam. E, entrando, disse-lhes: Por que vos alvoroçais e chorais? A menina não está morta, mas dorme. E riam-se dele; porém ele, tendo-os feito sair, tomou consigo o pai e a mãe da menina e os que com ele estavam e entrou onde a menina estava deitada. E, tomando a mão da menina, disse-lhe: Talitá cumi, que, traduzido, é: Menina, a ti te digo: levanta-te. E logo a menina se levantou e andava, pois já tinha doze anos; e assombraram-se com grande espanto. E mandou-lhes expressamente que ninguém o soubesse; e disse que lhe dessem de comer.” (Marcos 5.21-24; 35-43)

 

A incredulidade é um inimigo letárgico. Ela corta o fluxo da fé asfixiando sonhos e conquistas. Ela torna a vida infrutífera e mantém as comportas da provisão Divina fechadas.

 

O 2º Decreto espiritual de vitória contra o segundo inimigo da fé, INCREDULIDADE é:

 

“…se creres, verás a glória de Deus” (João 11.40b)

(Ore agora decretando estas Palavras!)

 

3º) Decretos de Vitória: INFERIORIDADE

 

O complexo de inferioridade que tanto temos ouvido falar e que massacra muita gente nesta geração prisioneira do sistema corrompido mundano e que está refém dos conceitos e princípios humanistas, tem destaque nesta abordagem.

 

Conheça também: O Caminho de Volta à Felicidade

 

Os elevados métodos de avaliação destas últimas gerações pelo tão desagregador sistema capitalista e os conceitos subjetivos de sucesso estabelecidos pelos intelectuais e formadores de opinião dentro dos conceitos humanistas, produziram muito mais pessoas infelizes de autoestima minimizadas, do que fortaleceram pessoas para o combate da vida.

 

A impressionante narrativa bíblica do tempo que envolve Gideão, marcado pela humilhação e sujeição impostas pelos amalequitas, midianitas e povos do oriente, nos alerta sobre como inimigos da fé podem subjugar, trazendo sobre muitos a pobreza e a inferioridade.

 

Impiedosamente, os inimigos do povo de Deus invadiam suas terras, saqueavam suas plantações, enquanto os israelitas se escondiam nas covas e cavernas. Os inimigos, como gafanhotos, dominavam sobre toda a novidade que a terra produzia.

 

O sentimento de inferioridade dominava naqueles tempos, gerando um tipo de aprisionamento espiritual que não deixava que Israel se estabelecesse como a nação chamada por Deus para prosperar e dominar seu lugar de habitação.

 

Perceba que a oração de Gideão é pontuada por sentimentos de inferioridade:

 

“Então, o Anjo do Senhor veio e assentou-se debaixo do carvalho que está em Ofra, que pertencia a Joás, abiezrita; e Gideão, seu filho, estava malhando o trigo no lagar, para o salvar dos midianitas. Então, o Anjo do Senhor lhe apareceu e lhe disse: O Senhor é contigo, varão valoroso. Mas Gideão lhe respondeu: Ai, senhor meu, se o Senhor é conosco, por que tudo isto nos sobreveio? E que é feito de todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o Senhor subir do Egito? Porém, agora, o Senhor nos desamparou e nos deu na mão dos midianitas. Então, o Senhor olhou para ele e disse: Vai nesta tua força e livrarás a Israel da mão dos midianitas; porventura, não te enviei eu? E ele lhe disse: Ai, Senhor meu, com que livrarei a Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu, o menor na casa de meu pai”. (Juízes 6.11-15)

 

Entretanto, a mudança sempre vai ter origem no desejo de mudar e no clamor a Deus. Após um intenso clamor dos filhos de Israel, Deus lhes envia um profeta:

 

“Enviou o Senhor um profeta aos filhos de Israel, que lhes disse: Assim diz o Senhor, Deus de Israel…” (Juízes 6.8)

 

Gideão tem sua vida totalmente transformada. De uma pessoa refém do complexo de inferioridade, Deus o liberta deste sentimento, fazendo-o ser testado em sua coragem e fé. Vejamos como Deus faz:

 

1) Há valores que precisam ser despertados em cada um de nós:

 

“Então, o Anjo do Senhor lhe apareceu e lhe disse: O Senhor é contigo, varão valoroso.” Juízes 6.12

 

2) De maneira nenhuma estaremos sozinhos neste processo de transformação:

 

“E o Senhor lhe disse: Porquanto eu hei de ser contigo…” Juízes 6.16

 

3) Alianças são necessárias para que grandes vitórias aconteçam:

 

“E disse o Senhor a Gideão: com estes trezentos homens que lamberam as águas vos livrarei e darei os midianitas na tua mão” Juízes 6.34,35; 7.1-7

 

O 3º Decreto espiritual de vitória contra o terceiro inimigo da fé, INFERIORIDADE é:

 

“Mas em todas as coisas somos mais do que vencedores…” Romanos 8.37

 

4º) Decretos de Vitória: INCONSTÂNCIA

 

Semelhante à onda do mar, que não tem frequência definida e é conduzida pela ação do vento, assim é o homem limitado pela inconstância. Segundo as Sagradas Escrituras, a inconstância é uma das razões pelas quais alguém deixa de receber algo de Deus ou não consegue que grandes acontecimentos tomem lugar em sua vida.

 

beach 2179624 1920 - 5 Decretos de Vitória Contra os Inimigos da Fé

5 Decretos de Vitória Contra os Inimigos da Fé

 

A facilidade de se mudar de opinião; de desistir daquilo que há pouco tempo enchia o coração de esperança; a ausência de estabilidade emocional para suportar as adversidades e as provações que por certo aparecerão no caminho, entre a decisão daquilo que quero para a minha vida, até a concretização dos meus maiores sonhos, são diagnósticos de minha inconstância.

 

Um dos segredos para uma vida cristã de plenitude, marcada por grandes realizações, nos foi ensinado pelo apóstolo Paulo, quando disse:

 

“Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor” (1 Coríntios 15.58)

 

Se a inconstância nos faz desistir, impedindo de irmos até o fim naquilo que tanto desejamos, a constância nos faz manter o foco; nos deixa mais concentrados evitando a dispersão.

 

Vejamos o quanto a constância e a perseverança foram importantes e decisivas na vida deles:

 

Josué – se fores constante com Deus, Ele será com você:

 

“Ninguém se susterá diante de ti, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei.” (Josué 1.6)

 

Neemias – apesar das adversidades conseguirás realizar:

 

“Acabou-se, pois, o muro aos vinte e cinco de elul, em cinquenta e dois dias.” (Neemias 6.15)

 

Que mais direi de você?

 

“E que mais direi? Faltar-me-ia o tempo contando de Gideão, e de Baraque, e de Sansão, e de Jefté, e de Davi, e de Samuel, e dos profetas… (você)”  (Hebreus11.32)

 

Seja constante naquilo que está decidido fazer. A inconstância, a vulnerabilidade são fraquezas, deficiências que afetam diretamente pessoas que são “atores” principais de uma cena, como também afetam pessoas que fazem parte de nosso círculo de intimidade.

 

A inconstância fragiliza nossa personalidade; fazer ruir a nossa confiança em nós próprios e também “furta” nossa credibilidade em relação às pessoas que estamos vendo a nossa “atuação”.

 

Portanto, estabeleça alguns critérios essenciais, como:

 

Faça um estudo criterioso sobre aquilo que vai realizar para não desistir no meio do caminho;

 

Saiba que o melhor de tudo é sempre terminar. Todo mundo começa alguma coisa, entretanto só os constantes e perseverantes conseguem ir até o final e concretizar o projeto;

 

Entenda que pessoas estão vendo você “trabalhar” e a sua constância está gerando credibilidade em você mesmo e nelas também;

 

Busque, se necessário, estabeleça alianças seguras para terminar aquilo que começou. Nenhum engenheiro ou arquiteto é elogiado ou admirado por uma obra que ficou pela metade;

 

Perceba que a constância é um caminho que sempre conduzirá a felicidade;

 

Descubra a constância como um elemento que vai aperfeiçoar o processo;

 

Valorize a constância como aquela que te conduzirá às grandes tesouros como: crescimento, aprimoramento e maturidade.

 

O 4º Decreto espiritual de vitória contra o quarto inimigo da fé, INCONSTÂNCIA é:

 

“… Se Deus é por nós, quem será contra nós?” Romanos 8.31

 

5º) Decretos de Vitória: INSUCESSO

 

Todos nós somos um projeto divino de sucesso, ou seja, fomos chamados à existência por Deus, e gerados desde o ventre de nossa mãe para dar certo. Em Cristo, não existe nenhuma possibilidade de não acontecer aquilo que foi projetado para cada um de nós. Na cruz do Senhor Jesus Cristo foi estabelecido a nossa posição permanente de sucesso e vitória, amém!

 

tree 3097419 1920 - 5 Decretos de Vitória Contra os Inimigos da Fé

5 Decretos de Vitória Contra os Inimigos da Fé

 

O insucesso, inimigo que agora está em análise, geralmente surge de prática de pecado; quebra da aliança com Deus e até mesmo produto de nossas más decisões. O insucesso é o contrário daquilo que Deus projetou para nossas vidas; ele é o oposto daquilo que a vontade divina deseja que aconteça conosco.

 

O Salmo 1 fala sobre o desfrutar de uma vida abençoada de sucesso, em função de se servir a Deus com integridade de propósito e ter uma aliança sincera com Ele.

 

“Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cujas folhas não caem, e tudo quanto fizer prosperará”. Salmo 1.3

 

O 5º Decreto espiritual de vitória contra o quinto inimigo da fé, INSUCESSO é:

 

“O Senhor mandará que a bênção esteja contigo nos teus celeiros e em tudo que puseres a tua mão; e te abençoará na terra que te der o Senhor, teu Deus”  Deuteronômio 28.8

 

Aconselho que ore durante estes dias professando com fé estes Decretos de vitória contras todos estes inimigos da vida cristã. Faça este propósito com Deus e inicie um novo tempo de grandes realizações em sua vida em aliança verdadeira com Cristo Jesus, Amém!

 

 

 

 

Pastor Marcos Sá
Pastor Marcos Sá

Pastor e educador com 30 anos de experiência nas áreas de cursos de formação, treinamentos e palestras. Estudou Gestão de Sistemas Educacionais na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), é Bacharel em Teologia com domínio de Teologia Sistemática, Educação Cristã e História do Avivamento e Autor de 3 Livros.

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pastor, Pai, Esposo e Amigo Marcos Sá

Autor dos estudos bíblicos evangélicos Marcos Sá - 5 Decretos de Vitória Contra os Inimigos da Fé

Este site continuará sendo instrumento de Deus para ajudar pessoas em todo mundo.

Dia 22/12/2022, nosso Deus o levou para estar na glória.

“Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.” 2 Timóteo 4:7

Posts recentes

Quer ficar por dentro das últimas novidades da área contábil?

Inscreva-se na nossa newsletter e tenha nossos conteúdos em primeira mão.

Artigos relacionados