Gigantes na terra

Gigantes na terra

Diante de adversidades os homens tendem a recuar, abandonam seus sonhos, desistem de lutar por seus objetivos e se entregam à sorte daquilo que a vida lhes reserva.

Isto aconteceu nos dias de Moisés, quando dez dos doze espias voltaram de Canaã e contaram o que mais os havia impressionado: avistaram povos poderosos, cidades fortalecidas e gigantes na terra prometida.

Josué e Calebe, dois desses espias, permaneceram dispostos a lutar até conquistar o que Deus havia prometido (Números 13.1-33).

 

trees burned 3254914 1920 - Gigantes na terra

 

#1 A VISÃO DA TERRA A SER CONQUISTADA

 

“Enviou-os, pois, Moisés a espiar a terra de Canaã e disse-lhes: Subi por aqui para a banda do sul e subi à montanha; e vede que terra é, e o povo que nela habita; se é forte ou fraco; se pouco ou muito; e qual é a terra em que habita, se boa ou má; e quais são as cidades em que habita, se em arraiais, se em fortalezas. Também qual é a terra, se grossa ou magra; se nela há árvores ou não; e esforçai-vos e tomai do fruto da terra. E eram aqueles dias os dias das primícias das uvas.

 Assim, subiram e espiaram a terra desde o deserto de Zim até Reobe, à entrada de Hamate. E subiram para a banda do Sul e vieram até Hebrom; e estavam ali Aimã, Sesai, e Talmai, filhos de Anaque (Hebrom foi edificada sete anos antes de Zoã, no Egito). Depois, vieram até ao vale de Escol e dali cortaram um ramo de vide com um cacho de uvas, o qual trouxeram dois homens sobre uma verga, como também romãs e figos. Chamaram àquele lugar o vale de Escol, por causa do cacho que dali cortaram os filhos de Israel”.

 

-Tudo aquilo que se deseja deve entrar no campo visual de conquista em primeiro lugar. Você só deseja aquilo que vê! Não estou falando somente de visão física aqui, estou falando de visão altruísta, de conquista, da visão que estabelece prioridades, que define o alvo, que promove uma imagem, que decide conexões e alianças importantes e que colabora na canalização de energias para a concretização do objetivo estabelecido; aquilo que primeiro nasce no campo da fé e ganha vida com atitudes.

Como está a sua visão de vida futura? Procure definir uma lista de prioridades para períodos relativos em sua trajetória de conquista, como por exemplo:

 

1) Prioridades para um período de 6 meses + meios de se atingir estas prioridades;

2) Prioridades para um período de 1 ano + meios de se atingir estas prioridades;

3) Prioridades para um período de 2 anos + meios de se atingir estas prioridades.

 

Faça check-ups constantes em cada um desses períodos e esteja pronto para corrigir ações e contar com ajudas externas, como de amigos e mentores.

 

#2 TIRANDO OS OLHOS DA DIFICULDADE

 

“Depois, voltaram de espiar a terra, ao fim de quarenta dias. E caminharam, e vieram a Moisés, e a Arão, e a toda a congregação dos filhos de Israel no deserto de Parã, a Cades, e, tornando, deram-lhes conta a eles e a toda a congregação; e mostraram-lhes o fruto da terra. E contaram-lhe e disseram: Fomos à terra a que nos enviaste; e, verdadeiramente, mana leite e mel, e este é o fruto. O povo, porém, que habita nessa terra é poderoso, e as cidades, fortes e mui grandes; e também ali vimos os filhos de Anaque. Os amalequitas habitam na terra do Sul; e os heteus, e os jebuseus, e os amorreus habitam na montanha; e os cananeus habitam ao pé do mar e pela ribeira do Jordão”.

 

-A visão é mais impactada geralmente por aparentes impossibilidades e dificuldades do que por possibilidades favoráveis. A visão derrotista pode muito bem maximizar o adversário ou aquilo que está para ser conquistado e soterrar sonhos e projetos, mesmo que sob promessa divina.

 

nature 3125912 1920 - Gigantes na terra

 

Quantos abrem mão de sua “Terra Prometida” quando na primeira vez veem gigantes habitando seu lugar de provisão abundante?

Tirar os olhos da dificuldade não significa dizer: não precisa fazer um levantamento prévio daquilo que você aspira conquistar; não precisa saber se há perigos no caminho; não é necessário estabelecer estratégias de conquista…

Tirar os olhos da dificuldade significa: ao observar os gigantes da terra, lembre-se que o Deus que te prometeu é fiel pra cumprir; Deus é especialista em derrubar muralhas de cidades fortalecidas, tombar gigantes…

Tirar os olhos da dificuldade significa: não se deixe intimidar por aquilo que parece ser mais forte que você; Deus sabe o ponto fraco de seu adversário. Ele sente alegria em conceder vitória àqueles que Nele confiam.

 

#3 ÁGUIA x GAFANHOTO

 

renascimento c3a1guia psicologia acessc3advel - Gigantes na terra

 

“Então, Calebe fez calar o povo perante Moisés e disse: Subamos animosamente e possuamo-la em herança; porque, certamente, prevaleceremos contra ela. Porém os homens que com ele subiram disseram: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós. E infamaram a terra, que tinham espiado, perante os filhos de Israel, dizendo: A terra, pelo meio da qual passamos a espiar, é terra que consome os seus moradores; e todo o povo que vimos no meio dela são homens de grande estatura.  Também vimos ali gigantes, filhos de Anaque, descendentes dos gigantes; e éramos aos nossos olhos como gafanhotos e assim também éramos aos seus olhos”.

 

-A águia é uma ave surpreendente pela sua maneira de dominar o seu território, de se apoderar daquilo que quer conquistar e por não se intimidar com aquilo que aparentemente é mais poderoso do que ela. A águia simplesmente coloca no seu campo visual de conquista aquilo que deseja tomar posse e faz o seu voo de apreensão. O gafanhoto se define por sua ação de destruição; é inexpressível em sua aparência e se coloca em grupos para o ataque.

 

As Sagradas Escrituras comparam aquele que confia em Deus a uma águia

 

“Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças e subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão; caminharão e não se fatigarão”. (Isaías 40.31)

 

A visão depreciativa que alguns fazem de si mesmos (conhecida como o complexo de gafanhoto) os reduz a meros derrotados na Maratona da vida. Se te sentes como um gafanhoto aos olhos dos outros e aos teus olhos próprios estarás fadado ao fracasso e destinado a chorar com os derrotados o choro da incapacidade de conquistar.

 

Então, é o momento de se levantar e deixar cair de sobre si toda a lamentação de justiça própria, inferioridade, espírito derrotista e prosseguir na direção daquilo que Deus prometeu a você.

 

Se há gigantes na terra que Deus prometeu, e há mesmo, Ele nos conduzirá de maneira tão sábia que ao fim os gigantes entrarão em nossa memória como uma maneira de Deus mostrar-se o quanto é poderoso!

Pastor Marcos Sá
Pastor Marcos Sá

Pastor e educador com 30 anos de experiência nas áreas de cursos de formação, treinamentos e palestras. Estudou Gestão de Sistemas Educacionais na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), é Bacharel em Teologia com domínio de Teologia Sistemática, Educação Cristã e História do Avivamento e Autor de 3 Livros.

Categorias

4 respostas

  1. Nossa, que devocional de excelência!! Como louvo o Senhor por ter acesso a essas informações, vindas diretamente do coração de Deus, ainda jovem!
    Deus continuem o Abençoando, Pr.Marcos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pastor, Pai, Esposo e Amigo Marcos Sá

Autor dos estudos bíblicos evangélicos Marcos Sá - Gigantes na terra

Este site continuará sendo instrumento de Deus para ajudar pessoas em todo mundo.

Dia 22/12/2022, nosso Deus o levou para estar na glória.

“Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.” 2 Timóteo 4:7

Posts recentes

Quer ficar por dentro das últimas novidades da área contábil?

Inscreva-se na nossa newsletter e tenha nossos conteúdos em primeira mão.

Artigos relacionados