Vou falar para você hoje sobre os 3 estágios da maturidade cristã, concedidos Através do Evangelho de Cristo.
Tenha uma excelente leitura!
A Salvação em Cristo Jesus é a maior necessidade que o homem possui quando a eternidade está em questão.
Contudo, sabemos que, ao contrário daquilo que muitos pensam, a Salvação não é o ponto culminante de comunhão que o ser humano tem que estabelecer com Deus.
Ela é o acontecimento mais urgente, porém é o estágio inicial do maravilhoso relacionamento que o homem pode e deve desenvolver com o seu Criador.
Ao encontrar-se com Deus o homem agora deve aspirar por um processo amplo e profundo de desenvolvimento em todas as áreas da vida.
O relacionamento que devemos ter com Deus deve ir além das fronteiras da igreja a qual pertencemos.
Esta é a valiosa riqueza do evangelho de Cristo!
Quão medíocres seríamos se o Evangelho nos servisse apenas para coabitarmos dentro dos limites de um prédio com uma faixa externa indicando o nome daquela Comunidade Cristã.
O Evangelho de Jesus Cristo rompe com as fronteiras de alvenaria de nossos locais de adoração e transcende de uma maneira incontida os jargões já há muito consolidado em nosso meio.
Entenda de maneira bem clara que de modo nenhum estou criticando de forma negativa os nossos locais de encontros nos quais oramos, adoramos, praticamos comunhão e somos ensinados através da poderosa Palavra de Deus.
O que quero dizer é que tratar o Evangelho como sendo algo que só tem vigência para o ambiente interior destes locais que chamamos igreja é diminuir ao extremo a sua abrangência, poder, eficácia e sobrenaturalidade.
Por causa disto há milhares e milhares de pessoas que ainda não entenderam a grandeza do Evangelho de Cristo e não avançaram para estágios cada vez maiores e em função deste erro não tiveram acesso às riquezas de sua abundante graça.
O Evangelho de Cristo é uma convocação para uma vida de grandes descobertas e crescimento sem limites!
É um chamado para plena libertação dos velhos hábitos e o rompimento de antigas fronteiras que nos mantinham limitados ao extremo, não permitindo nenhum avanço literal por aquilo que foi feito na Cruz!
Os velhos jargões até nos divertem. Mas o Evangelho é infinitamente incomparável em relação a estas coisas.
O Evangelho de Cristo Jesus nos concede acesso aos 3 estágios da maturidade cristã.
1º Estágio da Maturidade Cristã: É Preciso Desenvolver Raízes
Vamos compreender agora o primeiro estágio da maturidade cristã.
A Bíblia é um livro que possui diversas figuras de linguagem a fim de que sua instrução se torne mais fácil de ser compreendida.
Jesus mesmo lançou mão de várias dessas figuras de seu cotidiano para ensinar as multidões, como por exemplo:
- O fermento muitas vezes simbolizando a hipocrisia:
“Ajuntando-se, entretanto, muitos milhares de pessoas, de sorte que se atropelavam uns aos outros, começou a dizer aos seus discípulos: Acautelai-vos, primeiramente, do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia.”
Lucas 12.1
- O grão de mostarda simbolizando o poder da fé ainda que pareça pequena:
“E Jesus lhes disse: Por causa da vossa pequena fé; porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá — e há de passar; e nada vos será impossível.”
Mateus 17.20
- A casa construída sobre a areia e sobre a rocha simbolizando a vida cristã edificada sobre fundamentos frágeis ou sobre fundamentos sólidos:
“Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha. E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. E aquele que ouve estas minhas palavras e as não cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia. E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.”
Mateus 7.24-27
- O tesouro que representa valores eternos pelos quais devemos nos guiar:
“Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam. Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam, nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.”
Mateus 6.19-21
Desenvolver raízes mais profundas significa desenvolver fundamentos inabaláveis para que vindo as “estações de estio e a sequidão” (momentos da vida em que passamos por grandes desafios e provações de fé e confiança em Deus) possamos permanecer firmes em sua Presença!
Raízes Significam Firmeza, Estabilidade, Crescimento E Produtividade Na Linguagem Espiritual Dos Símbolos
“Bendito o varão que confia no Senhor, e cuja esperança é o Senhor. Porque ele será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se afadiga nem deixa de dar fruto.”
Jeremias 17.7,8
Raízes profundas significam maturidade cristã. Significam uma vida no Espírito Santo!
Raízes Profundas Para Suportar O Tempo Da Sequidão
Não desenvolver raízes significa enfraquecimento e morte espirituais:
“Escutai vós, pois, a parábola do semeador. Ouvindo alguém a palavra do Reino e não a entendendo, vem o maligno e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado ao pé do caminho; porém o que foi semeado em pedregais é o que ouve a palavra e logo a recebe com alegria; mas não tem raiz em si mesmo; antes, é de pouca duração; e, chegada a angústia e a perseguição por causa da palavra, logo se ofende; e o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera; mas o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra; e dá fruto, e um produz cem, outro, sessenta, e outro, trinta.”
Mateus 13.18-23
O livro dos Salmos em seu primeiro capítulo compara o ser humano a uma árvore, essa é uma das figuras bíblicas para o homem.
Então, está plantado (enraizado) junto aos ribeiros de águas, que nesse caso é o Espírito Santo, o que significa? Qual é a importância? O que fazer para estar enraizado no Espírito Santo?
“Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cujas folhas não caem, e tudo quanto fizer prosperará.”
Salmos 1.1-3
Jeremias, o profeta das Lamentações fala sobre a inadiável importância de ser estar enraizado no Espírito Santo, assim encontraremos forças para vencer as adversidades da vida (Jr 17.7,8) “e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde” o que seria esse calor de que fala o profeta?
E as folhas que apesar de tudo isso ainda continuam verdes? O que entendemos disto?
Devemos estar enraizados no Senhor para uma vida saudável espiritual e em constante crescimento para que nossos frutos glorifiquem a Deus:
“arraigados e edificados nele e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, crescendo em ação de graças.”
Colossenses 2.7
2º Estágio da Maturidade Cristã: É Preciso Crescer
Neste estágio da maturidade cristã entendemos que, depois de iniciar o desenvolver de raízes profundas e fortes, agora é hora de crescer.
Ficar estacionado nos rudimentos, ou seja, nos estágios iniciais da vida cristã pode ser um indício de paralisação do desenvolvimento da maturidade espiritual.
Todo corpo saudável tem que crescer!
O desejo ardente do crescimento deve estar vivo dentro de você. Este é um sinal de as coisas estão ocorrendo bem.
Ninguém atinge a perfeição em qualquer área de sua vida sem que haja crescimento.
Todo aquele que confessa ter recebido a Jesus Cristo como seu salvador e diz desfrutar de uma nova vida, deve desejar crescer espiritualmente.
Permanecer nos rudimentos da fé cristã pode ser um indicativo de que o crescimento espiritual pode estar comprometido ou não estar acontecendo:
“Pelo que, deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, prossigamos até a perfeição, não lançando de novo o fundamento do arrependimento de obras mortas e de fé em Deus, e da doutrina dos batismos, e da imposição das mãos, e da ressurreição dos mortos, e do juízo eterno.”
Hebreus 6.1,2
A Infantilidade Espiritual Nos Aprisiona Em Níveis Menores
Quando iniciamos a nossa caminhada de fé somos tratados como crianças espirituais que necessitam de alimento básico como o leite que os bebês são alimentados quando recém-nascidos:
“Deixando, pois, toda malícia, e todo engano, e fingimentos, e invejas, e todas as murmurações, desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que, por ele, vades crescendo, se é que já provastes que o Senhor é benigno.”
1 Pedro 2.1-3
Depois de recebermos essa alimentação básica, estaremos preparados para um outro tipo de alimento mais sólido, indicando que o crescimento espiritual está acontecendo.
Maturidade Cristã: Agora É Hora De Crescer
O Senhor nos chamou para um crescimento espiritual sem limites! Nos chamou para a maturidade espiritual.
O leite racional é para um determinado período de nossas vidas, isto é, quando somos crianças espirituais.
Depois de haver passado um determinado tempo, depender ainda do alimento que só os bebês espirituais se alimentam, significa que houve uma estagnação espiritual:
“E eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo. Com leite vos criei e não com manjar, porque ainda não podíeis, nem tampouco ainda agora podeis; porque ainda sois carnais, pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois, porventura, carnais e não andais segundo os homens?”
1 Coríntios 3.1-3
Vamos avançar para além dos rudimentos e crescer como pessoas transformadas pelo Espírito Santo, as quais Deus deseja usar no meio dessa geração que se perde por causa da falta de conhecimento:
“antes, crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora como no dia da eternidade. Amém!”
2 Pedro 3.18
3º Estágio da Maturidade Cristã: É Preciso Transbordar
Neste terceiro estágio da maturidade cristã entenderemos que é preciso transbordar.
E o transbordamento de que falo aqui é o que reflete a felicidade das coisas conquistadas e construídas por nós; os projetos que se tonaram realidade, concretizados e que produziram transbordamentos de realização, gratidão e satisfação.
O transbordamento da vida espiritual acima de tudo.
O transbordamento do relacionamento com Deus; do crescimento espiritual; do atingir maiores níveis do conhecimento saudável da Palavra de Deus; de se tornar um abençoador; por estar liberto e por ter mais acesso ao seu Criador.
O transbordamento da mente sarada em Jesus Cristo; do aprendizado ao saber lidar com o dinheiro; do compartilhamento das experiências de vida.
O transbordamento da vida no Espírito Santo o qual nos tornou seres humanos polidos, sublimes e respeitáveis agora tendo o bom perfume de Jesus em nós.
O transbordamento do avivamento, da graça, da unção, do Evangelho em nós; da maturidade cristã…
Maturidade Cristã: O Transbordamento do Espírito
A visão e o desejo do Senhor Jesus concernente ao Espírito Santo, sempre foi de plenitude, transbordamento.
Jesus sabia da profecia de Joel que decretava um poderoso derramamento do Espírito Santo não muito depois daqueles dias:
“E há de ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. E também sobre os servos e sobre as servas, naqueles dias, derramarei o meu Espírito.”
Joel 2.28,29
Então, de maneira gloriosa, em plena Festa dos Tabernáculos, Ele declara que o Transbordamento do Espírito Santo seria real na vida de todos aqueles que cressem em seu nome, segundo as Escrituras.
“E, no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, que venha a mim e beba. 38 Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre. 39 E isso disse ele do Espírito, que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado.”
João 7.37-39
Transbordar Do Espírito Santo Para Desatar Um Avivamento
Jesus ensinando sobre a vinda do Espírito Santo falou: “…Rios de água viva correrão do seu ventre” (Jo 7.38).
Vamos nos lembrar de outro rio agora que foi crescendo, crescendo, crescendo e que provocou uma tremenda inundação, simbolizando o transbordamento do Espírito Santo para Israel e nossos dias.
“Depois disso, me fez voltar à entrada da casa, e eis que saíam umas águas de debaixo do umbral da casa, para o oriente; porque a face da casa olhava para o oriente, e as águas vinham de baixo, desde a banda direita da casa, da banda do sul do altar. E ele me tirou pelo caminho da porta do norte e me fez dar uma volta pelo caminho de fora, até a porta exterior, pelo caminho que olha para o oriente; e eis que corriam umas águas desde a banda direita. Saiu aquele homem para o oriente, tendo na mão um cordel de medir; e mediu mil côvados e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos tornozelos. E mediu mais mil e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos joelhos; e mediu mais mil e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos lombos. E mediu mais mil e era um ribeiro, que eu não podia atravessar, porque as águas eram profundas, águas que se deviam passar a nado, ribeiro pelo qual não se podia passar.”
Ezequiel 47.1-5
Todos aqueles que fizeram a diferença em suas gerações, imprimindo nelas suas marcas irremovíveis, foram pessoas TRANSBORDANTES DO ESPÍRITO SANTO!
Dentre eles: Os Moravianos, John Wesley, Watchman Nee, Evan Roberts, William Seymour, Charles Finney, Billy Graham, T. L Osborn, Aimee Semple Macpherson, Jonathan Edwards, David Brainerd, Duncan Campbell, Katrin Kuhlman, Leonard Ravenhill, Steve Hill…
Infográfico Dos Estágios da Maturidade Cristã
Copie e Cole Este Código E Adicione o Infográfico 3 Estágios da Maturidade Cristã Livremente
Transcrição e Resumo do Infográfico
Estes são os 3 estágios da maturidade cristã propostos neste artigo, recapitulando:
1º ESTÁGIO – É PRECISO DESENVOLVER RAÍZES
2º ESTÁGIO – É PRECISO CRESCER
3º ESTÁGIO – É PRECISO TRANSBORDAR
Em qual estágio da maturidade cristã você se encontra hoje?
2 respostas
Que Deus continue abençoando o nobre Pr. Marcos Sá como instrumento vivo de conhecimento e graça!
Que Deus te multiplique as bençãos Wellyngton! Obrigado por participar!