Novo Ciclo de Vida Com 6 Valiosos Benefícios Para Você

Novo Ciclo de Vida 6 Benefícios

O início de um novo ciclo de vida traz consigo mudanças e descobertas significativas.

Todos sabemos que a experiência de vida é marcada por períodos chamados ciclos, que começam e terminam, se dividindo em acontecimentos que, às vezes, são negativos sob o ponto de vista emocional e outros que se destacam pelos aspectos positivos englobando conquistas e realizações.

Contudo, todos aspiramos por novas fases, por ciclos novos de vida que possam nos inserir em um novo tempo.

A seguir 6 valiosos benefícios do Início de um novo ciclo de vida:

1) O início de um novo ciclo de vida finaliza a rotina angustiante da vergonha e da afronta

Um Novo Tempo Um Ciclo Diferente e Renovado - Novo Ciclo de Vida Com 6 Valiosos Benefícios Para Você

 

Quando acontecimentos edificantes tomam lugar e dão início há um novo ciclo de vida, estes acontecimentos trazer consigo, virtude no Espírito Santo, capaz de por um ponto final em uma história de vida antes marcada pela vergonha, afronta e dor.

Um exemplo muito claro e apropriado para ilustrar esta premissa foi o que aconteceu com Abraão e Sara sua esposa.

Ao saírem de sua terra de habitação, Deus lhes fez uma promessa dentre outras coisas a de que seriam uma nação numerosa e conquistadora e que seriam patriarcas de uma geração de reis e príncipes.

Entretanto, a promessa rivalizava com a infertilidade de Sara.

Uma nova Fase e Ciclo de Vida - Novo Ciclo de Vida Com 6 Valiosos Benefícios Para Você

É aí que a fé e a obediência são provadas.

Mesmo sabedor da infertilidade de sua mulher, Abraão segue firme para realizar a parte que lhe cabe nesta aliança.

Imagino a vergonha e a afronta vividas por este casal, pois naqueles dias a esterilidade tinha haver com maldição.

Há muitos que vivem a nostalgia das promessas, porém quando são submetidos ao processo da vergonha e da afronta sucumbem ao teste da fé e da obediência.

Pode ser que isto não seja uma regra geral, mas geralmente é desta forma que somos aprovados por Deus no sentido de vermos a promessa se tornar concreta diante de nossos olhos.

Eu tenho dito:

“Bom é termos as promessas de Deus, melhor ainda é tocar nelas!”

Quando um novo ciclo de vida tem início, ele tem poder de mudar as coisas, se soubermos fazer o que tem que ser feito de maneira correta.

Desta forma, é por demais importante sabermos identificar quando o próprio Deus nos coloca dentro de um novo tempo através de um novo ciclo de vida.

Você que está lendo esta publicação talvez esteja desejoso de que as coisas comecem a mudar para melhor.

Talvez esteja cansado, esgotado da rotina que está vivendo há algum tempo e não consegue mais se dar ao direito de sonhar com coisas que possam lhe renovar a esperança.

Talvez tenha se acostumado viver com as dificuldades e as aparentes impossibilidades que lhe roubaram a fé e confiança em Deus e não quer sair do lugar onde está.

Não acho que este artigo chegou até você por uma coincidência.

Penso que o Espírito Santo te conduziu até aqui, o levando a uma leitura reveladora, através da qual, está lhe motivando a renovar suas forças, para deixar para trás o tempo da vergonha e da afronta e iniciar um novo ciclo de vida.

Veja isto

Quando Isaque nasceu foi o cumprimento de uma promessa, ou seja, foi o início de um novo ciclo de vida para aquele casal.

Quando Isaque nasceu o choro, o lamento, o vexame, que a infertilidade produzira até aquele momento, foram removidos.

E no lugar da tristeza um sorriso foi estabelecido. O riso da felicidade, de ver a promessa se tornando realidade, aliás, este é o significado do nome ISAQUE – RISO.

Será quem isto pode desafiar a tua fé?

“E o Senhor visitou a Sara, como tinha dito; e fez o Senhor a Sara como tinha falado. E concebeu Sara e deu a Abraão um filho na sua velhice, ao tempo determinado, que Deus lhe tinha dito. E chamou Abraão o nome de seu filho que lhe nascera, que Sara lhe dera, Isaque. E Abraão circuncidou o seu filho Isaque, quando era da idade de oito dias, como Deus lhe tinha ordenado. E era Abraão da idade de cem anos, quando lhe nasceu Isaque, seu filho. E disse Sara: Deus me tem feito riso; e todo aquele que o ouvir se rirá comigo. Disse mais: Quem diria a Abraão que Sara daria de mamar a filhos, porque lhe dei um filho na sua velhice?

Gênesis 21.1-7

2) O início de um novo ciclo de vida revigora a fé, a esperança e nos coloca dentro de um tempo de grandes oportunidades

Fé Revigorada e1533204208230 - Novo Ciclo de Vida Com 6 Valiosos Benefícios Para Você

Quando um novo ciclo de vida se inicia é suficiente o bastante para nos revigorar a fé e nos estabelecer um novo patamar de esperança.

É suficiente para nos fazer enxergar a vida de uma outra forma, transformando de maneira eficaz nosso método de leitura dos acontecimentos à nossa volta, acrescentando sabedoria às tomadas de decisões que realizamos e inteligência bastante para estabelecermos novas conexões vitais com pessoas que nos facilitarão crescimento em todas as áreas, conduzidas por Deus.

Quando Gideão trabalhava bravamente em sua porção de trigo, demonstrando, com esta atitude, cuidado e revolta, pelo tempo de adversidades que a sua nação estava vivendo, condição de opressão imposta pelo inimigo, ele estava sendo observado por Deus através de um anjo.

Aquele mensageiro de Deus visualizava a sua angústia e quanto valor estava escondido naquele coração, que só precisava ser liberado para que fosse estabelecido o início de um novo ciclo de vida.

Você entendeu?

Deus está lhe observando!

Há muito valor em seu coração! Satanás está apostando todas as fichas em seu desânimo, em sua desistência.

Toda angústia, toda revolta que havia dentro do coração de Gideão foram muito bem trabalhadas por Deus. É isto que Ele quer fazer contigo!

Muito provavelmente você não saberá conduzir este processo de transformar toda esta dor de coisas que ainda não foram muito bem explicadas, ou decepções que lhe ocorrerão na vida, ou quem sabe o medo que se enraizou de maneira profunda, ou frustrações que mais parecem sombras que lhe perseguem em “instrumentos” de guerra espiritual, cujo desfecho já foi consumado na cruz do Senhor Jesus Cristo!

Escute! Não se preocupe! Deus sabe exatamente o que fazer. Aleluias!!!

Gideão, talvez não soubesse do valor escondido em seu ser.

Contudo foi renovado e teve a sua fé revigorada, culminando com o fim da opressão submetida pelos povos inimigos daquela época, quando saqueavam a riqueza de sua terra.

[su_expand more_text=”Ler Juízes 6.1-24 Aqui” less_text=”Fechar” link_color=”#004b8c” link_style=”button”]“Porém os filhos de Israel fizeram o que parecia mal aos olhos do Senhor; e o Senhor os deu na mão dos midianitas por sete anos. E, prevalecendo a mão dos midianitas sobre Israel, fizeram os filhos de Israel para si, por causa dos midianitas, as covas que estão nos montes, e as cavernas, e as fortificações. Porque sucedia que, semeando Israel, subiam os midianitas e os amalequitas; e também os do Oriente contra ele subiam. E punham-se contra eles em campo, e destruíam a novidade da terra, até chegarem a Gaza, e não deixavam mantimento em Israel, nem ovelhas, nem bois, nem jumentos. Porque subiam com os seus gados e tendas; vinham como gafanhotos, em tanta multidão, que não se podiam contar, nem a eles nem aos seus camelos; e entravam na terra para a destruir. Assim, Israel empobreceu muito pela presença dos midianitas; então, os filhos de Israel clamaram ao Senhor. E sucedeu que, clamando os filhos de Israel ao Senhor, por causa dos midianitas, enviou o Senhor um profeta aos filhos de Israel, que lhes disse: Assim diz o Senhor, Deus de Israel: Do Egito eu vos fiz subir e vos tirei da casa da servidão; e vos livrei da mão dos egípcios e da mão de todos quantos vos oprimiam; e os expeli de diante de vós e a vós dei a sua terra; e vos disse: Eu sou o Senhor, vosso Deus; não temais aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; mas não destes ouvidos à minha voz. Então, o Anjo do Senhor veio e assentou-se debaixo do carvalho que está em Ofra, que pertencia a Joás, abiezrita; e Gideão, seu filho, estava malhando o trigo no lagar, para o salvar dos midianitas. Então, o Anjo do Senhor lhe apareceu e lhe disse: O Senhor é contigo, varão valoroso. Mas Gideão lhe respondeu: Ai, senhor meu, se o Senhor é conosco, por que tudo isto nos sobreveio? E que é feito de todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o Senhor subir do Egito? Porém, agora, o Senhor nos desamparou e nos deu na mão dos midianitas. Então, o Senhor olhou para ele e disse: Vai nesta tua força e livrarás a Israel da mão dos midianitas; porventura, não te enviei eu? E ele lhe disse: Ai, Senhor meu, com que livrarei a Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu, o menor na casa de meu pai. E o Senhor lhe disse: Porquanto eu hei de ser contigo, tu ferirás os midianitas como se fossem um só homem. E ele lhe disse: Se agora tenho achado graça aos teus olhos, dá-me um sinal de que és o que comigo falas. Rogo-te que daqui te não apartes, até que eu venha a ti, e traga o meu presente, e o ponha perante ti. E disse: Eu esperarei até que voltes. E entrou Gideão e preparou um cabrito e bolos asmos de um efa de farinha; a carne pôs num açafate e o caldo pôs numa panela; e trouxe-lho até debaixo do carvalho e lho apresentou. Porém o Anjo de Deus lhe disse: Toma a carne e os bolos asmos, e põe-nos sobre esta penha, e verte o caldo. E assim o fez. E o Anjo do Senhor estendeu a ponta do cajado que estava na sua mão e tocou a carne e os bolos asmos; então, subiu fogo da penha e consumiu a carne e os bolos asmos; e o Anjo do Senhor desapareceu de seus olhos. Então, viu Gideão que era o Anjo do Senhor; e disse Gideão: Ah! Senhor Jeová, que eu vi o Anjo do Senhor face a face. Porém o Senhor lhe disse: Paz seja contigo; não temas, não morrerás. “Então, Gideão edificou ali um altar ao Senhor e lhe chamou Senhor É Paz; e ainda até ao dia de hoje está em Ofra dos abiezrita.” Juízes 6.1-24[/su_expand]

O seu nome ficou marcado na história não por mera coincidência, mas pela coragem e a determinação de ver grandes oportunidades surgirem. Ele venceu!

Há valor em você. Deus sabe disto. Uma decisão sábia de sua parte poderá desatar o início de um novo ciclo de vida e o surgimento de oportunidades de grande valor em sua vida!

3) O início de um novo ciclo de vida restaura a inspiração, habilitando novas descobertas

INSPIRAÇÃO RESTAURADA - Novo Ciclo de Vida Com 6 Valiosos Benefícios Para Você

Esta é a inspiração gerada pela presença do Espírito Santo. Não falo aqui de qualquer fonte de inspiração.

Falo de uma inspiração Divina plena, cheia de amor e graça, fluente da cruz de Cristo e do maior milagre que nos inspira todos os dias: A Ressurreição do Senhor Jesus!

Nossa fonte inspiracional é primeiramente celestial.

Ela deveria habitar nos corações de todos os homens, em todas as partes do mundo.

Quando um novo ciclo de vida tem início, ele nos coloca pra frente!

Aguça nossa mente de desbravadores e nos habilita a realizarmos maravilhosas descobertas. Primeiro: descobertas de coisas que estão dentro de nós que ainda não sabemos – Lembra de Gideão?

Segundo: descobertas exteriores. Aquilo que não conseguíamos ver antes.

Quantas chances passaram por nós e não conseguimos ver. Quantas possibilidades de grandes descobertas se foram.

Contudo, não há tempo a ser desperdiçado com lamentos e choros que não trazem nada de positivo.

Agora, o momento é de permitir que o Espírito Santo nos inspire para aquilo que estar por vir, e estar atento para grandes descobertas para as quais Ele nos conduzirá.

Coloque toda a sua experiência de vida para trabalhar a seu favor!

O apóstolo Paulo foi um homem de grandes credenciais.

Ele era judeu, da tribo de Benjamin, possuía o título de cidadão romano e foi instruído aos pés de Gamaliel, um dos proeminentes doutores da lei naquela época e possuía relacionamento influente no Sinédrio, o tribunal judaico, composto por 71 membros, contando com o sumo sacerdote.

Quando ele se converteu, recebendo o Espírito Santo, teve todos os seus valores apurados e potencializados.

A sua decisão foi a de colocar tudo a serviço do Reino de Deus.

“Resta, irmãos meus, que vos regozijeis no Senhor. Não me aborreço de escrever-vos as mesmas coisas, e é segurança para vós. Guardai-vos dos cães, guardai-vos dos maus obreiros, guardai-vos da circuncisão! Porque a circuncisão somos nós, que servimos a Deus no Espírito, e nos gloriamos em Jesus Cristo, e não confiamos na carne. Ainda que também podia confiar na carne; se algum outro cuida que pode confiar na carne, ainda mais eu: circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; segundo a lei, fui fariseu, segundo o zelo, perseguidor da igreja; segundo a justiça que há na lei, irrepreensível. Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo. E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas e as considero como esterco, para que possa ganhar a Cristo e seja achado nele, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus, pela fé; para conhecê-lo, e a virtude da sua ressurreição, e a comunicação de suas aflições, sendo feito conforme a sua morte; para ver se, de alguma maneira, eu possa chegar à ressurreição dos mortos. Não que já a tenha alcançado ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.”

Filipenses 3.1-14

4) O início de um novo ciclo de vida libera motivação e atitudes corretas para semear o novo e colher o novo

O semear é uma forma de vê o futuro. Quando semeamos algo uma expectativa saudável toma conta de nosso ser reacendendo a esperança sobre aquilo que será colhido em breve.

Entra em cena agora a valiosa Lei da Semeadura, isto é, eu sempre colho aquilo que planto!

Sabendo disto posso provocar algo para o meu futuro quando semeio algo no meu presente.

Se quero que coisas novas aconteçam devo semear coisas novas. Nunca algo novo será colhido sem que antes tenham sido semeado sementes novas.

Se desejo mudanças para melhor em minha vida e continuo praticando as mesmas coisas do passado, se continuo com as mesmas ideias do passado, se continuo frequentando os mesmos lugares do passado e inserido no mesmo ambiente do passado, então o que posso lhe dizer?

Não há nada de novo para acontecer em sua vida!

Mude a sua semente de coisas antigas para sementes novas de felicidade, esperança, fé, oportunidades, crescimento… que novas colheitas virão.

Uma Nova Ciclo Para Sua Vida - Novo Ciclo de Vida Com 6 Valiosos Benefícios Para Você

5) O início de um novo ciclo de vida pode ser o tempo da segunda oportunidade de Deus com grandeza e milagres

Esteja atento para isto. Olhe para a Bíblia e veja como Deus trabalha utilizando o aspecto sobrenatural das segundas coisas.

A primeira oportunidade ou acontecimento é sempre relacionado ao homem. Ou seja, à sua maneira de agir, decidir, estabelecer critérios de como serão as coisas.

Quando Deus entra em ação geralmente traz uma segunda perspectiva ou oportunidade de estabelecer as coisas.

A segunda oportunidade é sempre um tempo de ver as coisas acontecerem à maneira de Deus.

Veja: O primeiro Adão não conseguiu realizar a vontade de Deus por completo, já o segundo Adão (Jesus Cristo) conseguiu realizar em plenitude a Sua vontade:

“Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão, em espírito vivificante”. Mas não é primeiro o espiritual, senão o animal; depois, o espiritual. O primeiro homem, da terra, é terreno; o segundo homem, o Senhor, é do céu. Qual o terreno, tais são também os terrenos; e, qual o celestial, tais também os celestiais. E, assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do celestial.

1 Coríntios 15.45-49

Veja também que o ornamento do segundo templo trazia consigo não o brilho dos metais preciosos, mas o brilho da glória de Deus.

Nova Fase de Vida - Novo Ciclo de Vida Com 6 Valiosos Benefícios Para Você

Veja que a pesca que foi considerada maravilhosa, milagrosa, não foi a primeira que Pedro e seus companheiros passaram por toda a madrugada em branco.

Mas a segunda que foi transbordante e sob o decreto de uma Palavra espiritual.

“E aconteceu que, apertando-o a multidão para ouvir a palavra de Deus, estava ele junto ao lago de Genesaré. E viu estar dois barcos junto à praia do lago; e os pescadores, havendo descido deles, estavam lavando as redes. E, entrando num dos barcos, que era o de Simão, pediu-lhe que o afastasse um pouco da terra; e, assentando-se, ensinava do barco a multidão. E, quando acabou de falar, disse a Simão: faze-te ao mar alto, e lançai as vossas redes para pescar. E, respondendo Simão, disse-lhe: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, porque mandas, lançarei a rede. E, fazendo assim, colheram uma grande quantidade de peixes, e rompia-se-lhes a rede. E fizeram sinal aos companheiros que estavam no outro barco, para que os fossem ajudar. E foram e encheram ambos os barcos, de maneira tal que quase iam a pique. E, vendo isso Simão Pedro, prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor, ausenta-te de mim, por que sou um homem pecador. Pois que o espanto se apoderara dele e de todos os que com ele estavam, por causa da pesca que haviam feito, e, de igual modo, também de Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram companheiros de Simão. E disse Jesus a Simão: Não temas; de agora em diante, serás pescador de homens. E, levando os barcos para terra, deixaram tudo e o seguiram.”

Lucas 5.1-11

6) O início de um novo ciclo de vida estimula a capacidade e o poder de fazer acontecer

O início de um novo ciclo de vida nos faz sentir novamente que somos capazes de realizar aquilo que nos propomos.

É o poder de fazer acontecer.

7 Verdades Fundamentais Que Você Precisa Saber a Respeito da Vida 1 - Novo Ciclo de Vida Com 6 Valiosos Benefícios Para Você

Há muitas coisas esperando de nós somente a iniciativa. Atitudes de iniciar ou reiniciar coisas que podem desatar acontecimentos grandes.

Pessoas estão travadas neste exato momento por terem desistido de continuar indo em frente quando adversidades surgiram pela primeira vez.

Isaque, o filho da promessa, é um dos maiores exemplos nesta área da não desistência e da iniciativa.

Quando ele sai de Gerar toma a iniciativa de desentulhar os poços outrora cavados por seu pai Abraão. Mesmo encontrando forte resistência por parte de seus inimigos filisteus ele não desistiu!

Ele foi além!

Ele cavou os seus próprios poços.

“Então, Isaque foi-se dali, e fez o seu assento no vale de Gerar, e habitou lá. E tornou Isaque, e cavou os poços de água que cavaram nos dias de Abraão, seu pai, e que os filisteus taparam depois da morte de Abraão, e chamou-os pelos nomes que os chamara seu pai. Cavaram, pois, os servos de Isaque naquele vale e acharam ali um poço de águas vivas. E os pastores de Gerar porfiaram com os pastores de Isaque, dizendo: Esta água é nossa. Por isso, chamou o nome daquele poço Eseque, porque contenderam com ele. Então, cavaram outro poço e também porfiaram sobre ele. Por isso, chamou o seu nome Sitna. E partiu dali e cavou outro poço; e não porfiaram sobre ele. Por isso, chamou o seu nome Reobote e disse: Porque agora nos alargou o Senhor, e crescemos nesta terra. Depois, subiu dali a Berseba, e apareceu-lhe o Senhor naquela mesma noite e disse: Eu sou o Deus de Abraão, teu pai. Não temas, porque eu sou contigo, e abençoar-te-ei, e multiplicarei a tua semente por amor de Abraão, meu servo. Então, edificou ali um altar, e invocou o nome do Senhor, e armou ali a sua tenda; e os servos de Isaque cavaram ali um poço.”

Cavando poços e achando águas boas, ele inicia um novo ciclo de vida a cada momento.

Cavando poços ele demonstra fé e faz com que toda a dificuldade trabalhe a seu favor.

Cada poço cavado é um acontecimento com peso de milagre! Isto lhe renova as esperanças a cada momento e fez com que acredite em seu potencial de concretização.

O que isto representa para você?

Está na hora de parar de encontrar um culpado para os seus problemas e fracassos. Talvez isto esteja servindo de justificativa para a sua inércia.

O momento agora exige iniciativa, tomada de decisões importantes, atitudes corajosas!

O que você vai fazer?

Libere-se para o novo ciclo de vida!

Pastor Marcos Sá
Pastor Marcos Sá

Pastor e educador com 30 anos de experiência nas áreas de cursos de formação, treinamentos e palestras. Estudou Gestão de Sistemas Educacionais na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), é Bacharel em Teologia com domínio de Teologia Sistemática, Educação Cristã e História do Avivamento e Autor de 3 Livros.

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pastor, Pai, Esposo e Amigo Marcos Sá

Autor dos estudos bíblicos evangélicos Marcos Sá - Novo Ciclo de Vida Com 6 Valiosos Benefícios Para Você

Este site continuará sendo instrumento de Deus para ajudar pessoas em todo mundo.

Dia 22/12/2022, nosso Deus o levou para estar na glória.

“Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.” 2 Timóteo 4:7

Posts recentes

Quer ficar por dentro das últimas novidades da área contábil?

Inscreva-se na nossa newsletter e tenha nossos conteúdos em primeira mão.

Artigos relacionados