Jesus Cristo ensinou muitas coisas imprescindíveis ao homem no que tange a sua felicidade, liberdade, esperança e expectativa de dias melhores.
Na parte que cabe aos relacionamentos, Ele foi decisivo e nos trouxe revelações valiosas no tocante ao perdão, a comunhão e ao crescimento espiritual.
Relacionamentos – Tesouros Escondidos!
Assim, como não podemos viver sem interagir com outras pessoas, os relacionamentos estabelecidos por nós poderão nos levar para níveis nunca imaginados antes, se estes forem saudáveis e produtivos em suas conexões produtivas, como também poderão se transformar em grandes obstáculos, nos impedindo de viver e cumprir o que foi estabelecido pelo próprio Deus, quando quebrados e interrompidos.
O homem não foi criado para o isolamento, ao contrário, o homem foi criado a imagem e semelhança de Deus, trazendo consigo capacidades e habilidades espirituais para estabelecer relacionamentos duradouros, a fim de que pudesse, através de conexões e relacionamentos vitais, atingir seus objetivos e ajudar outros atingir os seus também.
A vida que Deus deu ao homem compreende suas realizações pessoais, que são impossíveis de serem alcançadas unilateralmente, mas compreende também a realização pessoal de outros.
Isto é, pessoas foram trazidas a existência por Deus para ajudar você alcançar suas realizações, bem como você existe para ajudar outras pessoas a alcançar seus objetivos também.
Observe como Jesus pensa os relacionamentos e o nível em que os mesmo foram apresentados por Ele.
A Visão de Jesus Sobre Relacionamentos
1º) Os relacionamentos são sempre em duas direções:
“Aproximou-se dele um dos escribas que os tinha ouvido disputar e, sabendo que lhes tinha respondido bem, perguntou-lhe: Qual é o primeiro de todos os mandamentos? E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Amarás, pois, ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes”.
(Marcos 12.28-31)
Conheça também:
2º) Os relacionamentos são sempre no sentido de promover:
Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus. Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura, pode tornar a entrar no ventre de sua mãe e nascer? Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.
(João 3.3-7)
Sugestão de Leitura: 5 Chaves de Sabedoria Para Alcançar a Felicidade.
3º) Os relacionamentos são sempre no sentido de libertar e curar:
“Então, Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete? Jesus lhe disse: Não te digo que até sete, mas até setenta vezes sete. Por isso, o Reino dos céus pode comparar-se a um certo rei que quis fazer contas com os seus servos; e, começando a fazer contas, foi-lhe apresentado um que lhe devia dez mil talentos. E, não tendo ele com que pagar, o seu senhor mandou que ele, e sua mulher, e seus filhos fossem vendidos, com tudo quanto tinha, para que a dívida se lhe pagasse. Então, aquele servo, prostrando-se, o reverenciava, dizendo: Senhor, sê generoso para comigo, e tudo te pagarei. Então, o senhor daquele servo, movido de íntima compaixão, soltou-o e perdoou-lhe a dívida. Saindo, porém, aquele servo, encontrou um dos seus conservos que lhe devia cem dinheiros e, lançando mão dele, sufocava-o, dizendo: Paga-me o que me deves. Então, o seu companheiro, prostrando-se a seus pés, rogava-lhe, dizendo: Sê generoso para comigo, e tudo te pagarei. Ele, porém, não quis; antes, foi encerrá-lo na prisão, até que pagasse a dívida. Vendo, pois, os seus conservos o que acontecia, contristaram-se muito e foram declarar ao seu senhor tudo o que se passara. Então, o seu senhor, chamando-o à sua presença, disse-lhe: Servo malvado, perdoei-te toda aquela dívida, porque me suplicaste. Não devias tu, igualmente, ter compaixão do teu companheiro, como eu também tive misericórdia de ti? E, indignado, o seu senhor o entregou aos atormentadores, até que pagasse tudo o que devia. Assim vos fará também meu Pai celestial, se do coração não perdoardes, cada um a seu irmão, as suas ofensas”.
(Mateus 18.23-35)
Sugestão de Leitura: Rompendo com os Vínculos do Passado.
4º) Os relacionamentos são sempre no sentido de crescimento e de felicidade:
“Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos; e, abrindo a boca, os ensinava, dizendo: Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos céus; bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados; bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus; bem-aventurados sois vós quando vos injuriarem, e perseguirem, e, mentindo, disserem todo o mal contra vós, por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós”.
(Mateus 5.1-12)
Sugestão de Leitura: O Caminho de Volta à Felicidade.
Fundamentos do Relacionamento
→ O modo como Jesus estabelece seus relacionamentos e como lida com isto marca um parâmetro a ser seguido;
→ É impossível viver sem relacionamentos;
→ Já que não consigo viver sem relacionamentos e entendendo que relacionamentos são vitais para se fazer conexões produtivas, posso me antecipar e definir as pessoas com as quais vou efetivar estas ligações. Não se trata de escolhas preconceituosas, mas de escolhas de sabedoria;
→ O Evangelho de Cristo Jesus vai muito além das fronteiras físicas da igreja local;
→ O Evangelho de Cristo Jesus é para a vida, pois liberta a mente, amplia a visão, lapida o caráter, sara sentimentos, pensamentos e emoções;
Se você definisse a sua pessoa com apenas uma palavra que termo usaria?
Seu caráter é a sua marca, o termo que usam para descrever a sua pessoa é uma pista para a descoberta da sua marca.
2 respostas
Obrigado…Excelente artigo.
Amém! Deus o abençoe!