Rompendo Com os Vínculos do Passado

Rompendo Com os Vínculos do Passado 1477x499 - Rompendo Com os Vínculos do Passado

A nova vida que Jesus nos deu através de sua morte na cruz e de sua gloriosa ressurreição, terá que ser confirmada em nós através de frutos de um verdadeiro arrependimento das obras mortas que praticávamos no passado, de novos comportamentos, de um novo linguajar, de um testemunho cristão que seja a continuidade de Sua vida na terra, de uma consciência sarada e liberta… 

 

“quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu de forma imaculada a Deus, purificará a nossa consciência de atos que levam à morte, para que sirvamos ao Deus vivo”! (Hebreus 9.14 – NVI) 

 

O que veremos neste post:

 

[su_list icon=”icon: check-square” icon_color=”#407d38″]

  • O Retorno Às Coisas Do Passado É Retrocesso Espiritual
  • A Nova Vida Em Cristo Requer Cortar O Cordão Umbilical Que Nos Ligava Às Coisas Do Passado
  • A Vida Nova Que Jesus Nos Deu
  • Romper Os Vínculos Com O Passado Consiste Em 6 Itens

[/su_list]

 

O Retorno Às Coisas Do Passado É Retrocesso Espiritual

 

Recorrer aos velhos comportamentos do passado é retrocesso espiritual, é uma contradição para a vida daquele que confessa ter recebido a Jesus Cristo como seu salvador

 

time 3103599 1920 - Rompendo Com os Vínculos do Passado

Rompendo Com os Vínculos do Passado

 

Estão sempre lançando mão dos recursos do passado, do “velho homem”, então, precisamos rever os fundamentos de nossa vida espiritual

 

“Porque não há boa árvore que dê mau fruto, nem má árvore que dê bom fruto. Porque cada árvore se conhece pelo seu próprio fruto; pois não se colhem figos dos espinheiros, nem se vindimam uvas dos abrolhos. O homem bom, do bom tesouro do seu coração, tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração, tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca. E por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu digo? Qualquer que vem a mim, e ouve as minhas palavras, e as observa, eu vos mostrarei a quem é semelhante. É semelhante ao homem que edificou uma casa, e cavou, e abriu bem fundo, e pôs os alicerces sobre rocha; e, vindo a enchente, bateu com ímpeto a corrente naquela casa e não a pôde abalar, porque estava fundada sobre rocha”. (Lc 6.43-49) 

 

 Podemos destacar aqui dois grandes exemplos que revelam um cenário claro e de fácil entendimento sobre os vínculos com o passado que devem ser rompidos.

 

O primeiro encontra-se no Antigo Testamento que é o episódio da saída de Ló e toda a sua família de Sodoma, uma cidade marcada pela prática aberta e livre do pecado de homossexualismo e que Deus vaticinara a sua destruição.  

 

“E, antes que se deitassem, cercaram a casa os varões daquela cidade, os varões de Sodoma, desde o moço até ao velho; todo o povo de todos os bairros. E chamaram Ló e disseram-lhe: Onde estão os varões que a ti vieram nesta noite? Traze-os fora a nós, para que os conheçamos. Então, saiu Ló a eles à porta, e fechou a porta atrás de si, e disse: Meus irmãos, rogo-vos que não façais mal. Eis aqui, duas filhas tenho, que ainda não conheceram varão; fora vo-las trarei, e fareis delas como bom for nos vossos olhos; somente nada façais a estes varões, porque por isso vieram à sombra do meu telhado. Eles, porém, disseram: Sai daí. Disseram mais: Como estrangeiro, este indivíduo veio aqui habitar e quereria ser juiz em tudo? Agora, te faremos mais mal a ti do que a eles. E arremessaram-se sobre o varão, sobre Ló, e aproximaram-se para arrombar a porta. Aqueles varões, porém, estenderam a sua mão, e fizeram entrar a Ló consigo na casa, e fecharam a porta;  e feriram de cegueira os varões que estavam à porta da casa, desde o menor até ao maior, de maneira que se cansaram para achar a porta. Então, disseram aqueles varões a Ló: Tens alguém mais aqui? Teu genro, e teus filhos, e tuas filhas, e todos quantos tens nesta cidade, tira-os fora deste lugar;  pois nós vamos destruir este lugar, porque o seu clamor tem engrossado diante da face do Senhor, e o Senhor nos enviou a destruí-lo”. (Gênesis 19.4-13)

 

Um fato muito curioso acontece no momento em que Ló está fugindo de Sodoma com sua esposa e filhas para uma pequena cidade chamada Zoar cujo significado é: “pequeno”.

 

A sua esposa que apesar de ter sido advertida juntamente com todos os outros para não olhar para trás, fez exatamente o contrário. Ela olhou para trás! Provavelmente demonstrando vínculos com Sodoma e com sua prática pecaminosa: 

 

“Então, o Senhor fez chover enxofre e fogo, do Senhor desde os céus, sobre Sodoma e Gomorra. E derribou aquelas cidades, e toda aquela campina, e todos os moradores daquelas cidades, e o que nascia da terra. E a mulher de Ló olhou para trás e ficou convertida numa estátua de sal”. (Gn 19.24-26) 

 

 O segundo exemplo encontra-se no Novo Testamento, quando Jesus fala um pouco das atividades agrícolas daquele tempo, tendo como referência um equipamento muito conhecido dos judeus: o arado. 

 

“E aconteceu que, indo eles pelo caminho, lhe disse um: Senhor, seguir-te-ei para onde quer que fores. E disse-lhe Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu, ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça. E disse a outro: Segue-me. Mas ele respondeu: Senhor, deixa que primeiro eu vá enterrar meu pai.  Mas Jesus lhe observou: Deixa aos mortos o enterrar os seus mortos; porém tu, vai e anuncia o Reino de Deus. Disse também outro: Senhor, eu te seguirei, mas deixa-me despedir primeiro dos que estão em minha casa. E Jesus lhe disse: Ninguém que lança mão do arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus. (Lc 9.57-62) 

 

A verdadeira vida cristã é caracterizada por uma decisão irreversível com relação ao secularismo e suas “fantasias” enganosas. Isto é, recebo a Cristo e agora estou com os meus olhos na eternidade, como bem orou o grande avivalista estadunidense Jonathan Edwards: “Deus grave a eternidade em meus olhos!”. 

 

Desta forma entendemos que olhar para trás é retroceder e evidenciar laços que ainda não foram rompidos com o mundo. Vínculos que ainda não foram rompidos caracterizam cumplicidade, ou seja, evidenciam raízes mundanas que ainda não foram arrancadas de dentro da alma.  

 

A Nova Vida Em Cristo Requer Cortar O Cordão Umbilical Que Nos Ligava Às Coisas Do Passado

 

Como por exemplo: mau-caratismo, espírito crítico negativo, más conversações, mentiras, desonestidades, deslealdades, hipocrisias, conceitos humanos, temperamentos explosivos, desiquilíbrios emocionais, sentimentos aprisionados no passado, levar vantagens sem se importar com o sofrimento de terceiros… 

 

 

Pai 2 - Rompendo Com os Vínculos do Passado

Rompendo Com os Vínculos do Passado

 

A Vida Nova Que Jesus Nos Deu 

 

É demostrada por frutos de uma vida regenerada: uma nova maneira de falar; um novo comportamento, digno de quem é morada do Espírito Santo; uma consciência sarada e liberta das reações do passado; novas prioridades, levando-se em consideração o avanço do Reino de Deus. 

 

A nova vida que Jesus nos deu compreende um processo poderoso e sobrenatural de melhoramento do caráter, da atitude, do relacionamento, da perspectiva da vida futura, isto é, o porvir. 

 

A nova vida que Jesus nos deu deve tornar-se a maior de todas as nossas pregações, nosso púlpito diário em prática cotidiana. 

 

“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”. (2 Coríntios 5.17) 

 

Romper Os Vínculos Com O Passado Consiste Em: 

 

1) Uma nova maneira de pensar – “Pensai nas coisas que são de cima e não nas que são da terra”. (Cl 3.2) 

 

man 2599320 1920 - Rompendo Com os Vínculos do Passado

Rompendo Com os Vínculos do Passado

 

2) Uma nova linguagem – “linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer de nós”. (Tt 2.8) 

 

3) Uma nova maneira de viver – “ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, justa e piamente”.  (Tt 2.12) 

 

4) Uma nova forma de se relacionar – “Antes, sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo”. ( Ef 4.32) 

 

5) Um novo caráter – “Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra essas coisas não há lei. E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito”. ( Gl 5.22-25) 

 

6) Novos objetivos de vida – “prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”. ( Fp 3.14 ). 

 

Conheça o Livro Digital: O Caminho de Volta à Felicidade

BANNER LIVRO 1 - Rompendo Com os Vínculos do Passado

 

 

[su_spoiler title=”Categorias do Site” style=”fancy”]

Motivacional

Mensagens

E-Books

[/su_spoiler]

 

Pastor Marcos Sá
Pastor Marcos Sá

Pastor e educador com 30 anos de experiência nas áreas de cursos de formação, treinamentos e palestras. Estudou Gestão de Sistemas Educacionais na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), é Bacharel em Teologia com domínio de Teologia Sistemática, Educação Cristã e História do Avivamento e Autor de 3 Livros.

Categorias

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pastor, Pai, Esposo e Amigo Marcos Sá

Autor dos estudos bíblicos evangélicos Marcos Sá - Rompendo Com os Vínculos do Passado

Este site continuará sendo instrumento de Deus para ajudar pessoas em todo mundo.

Dia 22/12/2022, nosso Deus o levou para estar na glória.

“Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.” 2 Timóteo 4:7

Posts recentes

Quer ficar por dentro das últimas novidades da área contábil?

Inscreva-se na nossa newsletter e tenha nossos conteúdos em primeira mão.

Artigos relacionados