Jesus: O Confronto da Ilusão e a Valorização da Vida

O Confronto da Ilusão e a Valorização da Vida (1)

Sem confronto não há cura! Uma das verdades contidas na obra salvífica de Jesus Cristo em relação aos seres humanos está o fato de levá-los ao confronto dentro de uma perspectiva espiritual e libertá-los da ilusão, do engano, do feitiço do mundo, que os mantem prisioneiros e distantes do conhecimento e do entendimento de qual seja a verdade Divina para todos eles.

 

O Confronto da Ilusão e a Valorização da Vida | Saiba agora o que Jesus pode fazer por você:

 

O Confronto da Ilusão: Ele te liberta das ilusões da vida (Lucas 18.18-30)

 

8c6451031dee6d68328645ad3ea3e7b3 e1540295743282 - Jesus: O Confronto da Ilusão e a Valorização da Vida

Jesus: O Confronto da Ilusão e a Valorização da Vida

 

Aqui encontramos um diálogo que Jesus teve com o jovem rico que comportava-se de acordo com a ilusão que sua riqueza proporcionava. O seu desejo pela vida eterna era salutar, entretanto o meio para alcançá-la é que parece ter chamado a atenção de Cristo.

Em primeiro lugar Jesus não recebe os lauréis de ser chamado “bom” e diz para ele que bom é somente Deus. Em segundo lugar Jesus dá àquele jovem a oportunidade de saber que o simples cumprimento legalista da Lei de Moisés, não garante a ninguém o direito da vida eterna.

A resposta do jovem rico à pergunta de que cumpria os mandamentos é positiva. No entanto, isto é somente uma provocação para o que viria posteriormente. Jesus o iria tirar de suas medíocres ilusões, que se apoiava na transitoriedade de suas riquezas, e o conduzir para suas reais necessidades.

O exposto a seguir mostra com grande propriedade o que verdadeiramente precisava aquele jovem.

 

“…Ainda falta-te uma coisa: vende tudo quanto tens, reparte-o pelos pobres e terás um tesouro no céu; depois vem e segue-me”.

 

Talvez você não esteja entendendo muita coisa que agora acontece com sua vida.

Não sei se este é o seu caso, mas algumas pessoas quando decidem a receber a Jesus como seu Salvador, passam por momentos de conflitos no início de sua carreira cristã.

Algumas até mesmo dizem não estar entendendo o porquê de certas coisas estarem acontecendo agora, depois que se decidiram por Cristo. Essas pessoas e, quem sabe, você mesmo, esteja passando por este acontecimento espiritual.

É que Jesus o está desligando das ligaduras da ilusão da vida. Uma espécie de descontaminação da mente e da alma.

Antes você andava em terreno incerto, vivia envolvido com coisas que não eram corretas com a vontade de Deus e seus ensinos. Agora Cristo colocou os seus pés sobre a rocha, as realidades da vida foram descortinadas diante de ti e você sabe por onde caminhar, sem ter o medo de estar andando em terrenos “movediços”.

Jesus nos traz ao marco zero da corrida espiritual e nos concede a oportunidade de reescrever a nossa história.

Aquele jovem rico sucumbiu ao chamado e prisioneiro das riquezas materiais, não percebeu a grandeza de ser ter um tesouro nos céus.

Não se deixe levar pelas ilusões da vida. Posicione-se dentro da vontade de Deus e corra na direção do propósito de sua existência.

O Confronto da Ilusão: Ele impacta o teu presente e interfere em teu futuro (Lucas 5.1-11)

A pesca milagrosa é um daqueles eventos marcantes na narrativa bíblica. Porém, não vemos somente um acontecimento que demonstra o poder do Messias e o seu controle soberano sobre a própria natureza na referência acima descrita.

Leia também: Mudanças São Necessárias Para se Atingir o Alvo Clicando Aqui! 

O que temos aqui é um Cristo que impacta o presente e interfere no futuro de um homem, direcionando, através de seu chamado, a vocação ministerial daquele que posteriormente seria um dos líderes da igreja: Pedro. Jesus  está junto ao lago de Genesaré acompanhado de uma grande multidão sedenta por ouvir as suas palavras.

Os pescadores, neste momento, estão voltando de uma madrugada de pescaria frustrante e lavam suas redes que nada apanhou naquela noite decepcionante.

Jesus, prepara-se para ensinar a multidão e busca um lugar de onde poderá falar de modo a alcançar de maneira adequada as pessoas que ali estão.

Ao olhar para o lago escolhe o barco de Pedro para lhe servir de plataforma para sua pregação.

O mais interessante aqui é que Pedro após uma madrugada de trabalho não reluta ou apresenta desculpas para não servir ao Senhor com seu barco. Ele de maneira resignada obedece e a pedido do mestre o afasta um pouco da terra.

Jesus assentado, do barco ensina a multidão. Este é o grande momento na vida de Pedro.

Jesus o está observando durante todo processo daquela manhã. Todas as suas atitudes, assim como todos os seus comportamentos estão sendo analisados pelo Mestre.

Ao terminar o sermão, Jesus pede para ele lançar-se ao mar alto e novamente jogar as suas redes.

Este é o momento do impacto presente na vida daquele frustrado pescador. Pedro contesta com base em sua experiência profissional e diz que trabalhou durante toda aquela noite e não tinha obtido sucesso, todavia a chave de sabedoria para o impacto de sua vida, naquela ocasião, estava em obedecer a voz do Senhor.

Ele disse: mas, porque mandas lançarei a rede. Pedro estava disposto em repetir o processo para alcançar felicidade. E você está disposto a repetir o processo para alcançar felicidade?

Não desista! Às vezes repetir um processo que deu errado no início, poderá gerar grandes benefícios quando posto em prática outra veze.

O barco encheu-se de uma grande quantidade de peixes, a ponto das redes se romperem e os barcos quase irem a pique. Jesus impactou, desta forma, o presente de Pedro.

O que aconteceu naquele momento foi tão marcante para a vida daquele pobre pescador que o mesmo foi tomado por uma emoção tão poderosa, que pediu ao Senhor que se afastasse, pois era um homem pecador, indigno.

Jesus, naquele áureo momento, interfere no futuro daquele homem dizendo que ele não seria somente um simples pescador de peixes. A partir daquele momento seria um pescador de homens.

A prova é que após essa pesca maravilhosa, Pedro o seguiu resolutamente e transformou-se num dos mais influentes líderes da igreja do Novo Testamento.

“E quando acabou de falar, disse-lhe: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, porque mandas, lançarei a rede. E, fazendo assim, colheram uma grande quantidade de peixes, e rompiam-se-lhes a rede. E fizeram sinal aos companheiros que estavam  no outro barco, para que os fossem ajudar. E foram e encheram ambos os barcos, de maneira tal  que quase iam a pique. E, vendo isso Simão Pedro, prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor, ausenta-te de mim, por que sou um homem pecador”.

Jesus Cristo é mais maravilhoso do que nós pensamos. Ele realiza muito mais por nós do que conseguimos imaginar. Ele impacta o nosso presente, nos redirecionando para caminhos de paz e de felicidade, reprojetando nosso futuro. Ele interfere no nosso futuro, a partir do momento que o recebemos como Senhor e Salvador de nossas vidas.

O Confronto da Ilusão: Ele revitaliza tuas expectativas e te leva além das fronteiras do sobrenatural (João 1.43-51)

A figura de um homem sentado embaixo de uma árvore é a representação humana da desesperança e do descrédito. Assim é que vamos encontrar Natanael dentro deste contexto. Filipe é o homem que transmite a ele a mensagem da revelação bíblica a respeito de Jesus de Nazaré.

Confronto da Ilusão e a Valorização da Vida e1540296144680 - Jesus: O Confronto da Ilusão e a Valorização da Vida

 

O Confronto da Ilusão: Ele revitaliza tuas expectativas e te leva além das fronteiras do sobrenatural

Havia em Natanael a expectativa de que algo pudesse acontecer a fim de que aquela situação caótica e vexatória (o domínio e a opressão do império romano) tomasse outro rumo. Entretanto, falar que a saída dos problemas vigentes viesse da Galileia e, ainda mais, de Nazaré, era de mais para o seu coração, isto é, isso seria praticamente impossível.

À colocação de Filipe, responde Natanael: pode vir alguma coisa boa de Nazaré? Então, a resposta é desafiadora: vem e vê. Há uma pequena chama que arde dentro daquele coração de expectativas minimizadas pela ocupação estrangeira que se traduz em crueldade e violência.

Isto é suficiente para impulsionar aquele israelita ao encontro que mudará de vez o sentido de sua vida: o encontro com Cristo. Isto é por si só poderoso para lhe revitalizar as expectativas de uma grandiosa mudança futura e de uma possibilidade de proclamação de liberdade sem comparação.

Leia também: 5 Chaves de Sabedoria para Alcançar Felicidade Clicando Aqui!

Jesus ao vê-lo ressalta o que ele tem de melhor. É desta forma que Jesus faz conosco quando nos aproximamos dele com um coração disponível para que profundas mudanças possam acontecer: ao invés de nos apontar as fraquezas,

Ele vê o que temos de melhor e, a partir daí, nos conduz ao confronto que proporcionará a nossa transformação. “Eis aqui um verdadeiro israelita, em quem não há dolo”.

Jesus falava de um israelita honesto e íntegro, alguém que apesar de todas as dificuldades não se deixara levar pela mentira e corrupção dos seus dias. Alguém que apesar de tudo aguardava que algo pudesse acontecer.

De igual maneira Cristo revitaliza nossas expectativas. É uma verdadeira injeção de ânimo em Natanael.

O ponto seguinte vem da visão de Jesus sobre aquele homem que estava assentado debaixo da figueira, isto estimula a fé de Natanael e é suficiente para que o mesmo O receba como o “…Filho de Deus, o Rei o de Israel”.

O fato de Natanael haver crido naquilo que o Senhor havia revelado naquele momento, libera sobre ele uma nova unção. Jesus o projeta para o sobrenatural por isso: “…daqui em diante, vereis o céu aberto e os anjos de Deus subirem e descerem sobre o Filho do Homem”.

 

“Jesus viu Natanael vir ter com ele e disse dele: Eis aqui um verdadeiro israelita, em quem não há dolo. Disse-lhe Natanael: De onde me conheces tu? Jesus respondeu e disse-lhe: Antes que Filipe te chamasse, te vi eu estando tu debaixo da figueira. Natanael respondeu e disse-lhe: Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel. Jesus respondeu e disse-lhe: Porque te disse: vi-te debaixo da figueira, crês? Coisas maiores do que estas verás. E disse-lhe: Na verdade, na verdade vos digo que, daqui em diante, vereis o céu  aberto e os anjos de Deus subirem e descerem sobre o Filho do Homem”.

 

Uma das mudanças que acontecerão na vida daqueles que creem no Senhor é o fato de ser projetado para as coisas do Espírito. O recebimento de dons, ministérios, habilidades e capacitações espirituais são resultados desta inteligente decisão.

Prepare-se para uma nova dimensão espiritual!

O Confronto da Ilusão: Ele amplia as tuas oportunidades de conquistas (Marcos 10.46-52)

Essa é, em minha opinião, uma das histórias mais comoventes da Bíblia Sagrada. É uma mensagem poderosíssima de esperança e de como transformar situações adversas em oportunidades de conquistas.

Trata-se de alguém que vive à margem da sociedade  pelo fato da deficiência visual, desprezado à beira de um caminho em Jericó. Pela referência acima, parece-nos que o pobre Bartimeu já ansiava por um encontro com Jesus.

O fato é que quando Cristo por ali passa e com Ele uma grande multidão. Bartimeu,  imagino eu, deve ter perguntado que movimento era aquele que dele se aproximava. O relato diz-nos que ele ouve  falar que é Jesus que por ali está passando.

Leia também: Enfrentar os Gigantes na Terra e Conquistar Clicando Aqui!

Preste atenção nisto! Bartimeu não possui a visão física,   porém usa o que ele tem de melhor no momento para alcançar o que seu coração mais deseja, ou seja, ele usa a voz e grita com toda a força de sua alma:  “Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim”.

Ele enfrenta forte oposição, entretanto não desiste daquilo que mais deseja no momento: ver. Quantos entre nós já se deram por derrotados e sem nenhuma possibilidade de reverter uma situação que parece irreversível?

Quantas pessoas já se entregaram e não se interessam mais para alcançar os seus objetivos de vida? Ao invés de lutarem com aquilo que Deus lhes dera de melhor, renderam-se ao seu próprio fracasso.

Não foi assim com Bartimeu, apesar de suas limitações e forte oposição, usou o que tinha de melhor no momento: a sua voz, transformando-a em instrumento que viabilizou a sua conquista. Descubra o que de melhor Deus colocou em você e o utilize para alcançar a tua vitória.

Após haver clamado insistentemente, Jesus o mandou chamar e lhe perguntou algo que, ao meu ver, amplia e muito as possibilidades de conquista de Bartimeu: “Que queres que te faças?” O Senhor não só poderia lhe dar a visão, como também tudo o que o pobre e desprezado cego lhe pedisse naquele momento.

De fato a experiência de um verdadeiro encontro com Cristo amplia e muito as nossas possibilidades de conquistas. Pois, em decorrência de um verdadeiro encontro com Ele, temos a ampliação de nossa visão, entendimento e assertividade. O cego não vacilou e de primeira revelou a sua maior vontade naquele momento.

Não é de admirar o pedido de Bartimeu, pois e de fácil entendimento que o que todo cego quer é realmente ver: “Mestre, que eu tenha vista”.

 

“Depois, foram para Jericó. E, saindo ele de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão, Bartimeu, o cego filho de Timeu, estava assentado junto ao caminho, mendigando. E, ouvindo que era Jesus de Nazaré, começou a clamar e a dizer: Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim! E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele clamava cada vez mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim! E Jesus, parando, disse que o chamasse; e chamaram o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, que ele te chama. E ele, lançando de si a sua capa, levantou-se e foi ter com Jesus. E Jesus, falando, disse-lhe: Que queres que te faças? E o cego lhe disse: Mestre, que eu tenha vista. E Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho”.

 

O Confronto da Ilusão e a Valorização da Vida 1 e1540296860696 300x126 - Jesus: O Confronto da Ilusão e a Valorização da Vida

O Confronto da Ilusão: Ele amplia as tuas oportunidades de conquistas

 

Você que agora lê este artigo e que está passando por um momento de provação de fé ou turbulência espiritual, não desanime; lute pela sua restauração. Acredite! Assim como Jesus mudou a vida de Bartimeu, pode agir em sua vida também. Não se entregue! Reúna as forças que o próprio Deus colocou dentro de você e supere as dificuldades. Vá em frente! Vá em busca de tua felicidade!

 

FELICIDADE NÃO É FRUTO DO ESPÍRITO É O PRODUTO DE GRANDES REALIZAÇÕES

 

Ao contrário do que muitos pensam por aí felicidade não é fruto do Espírito. Felicidade tem haver com realizações, atitudes e conquistas. Levante-se, vá em busca da tua felicidade! Deus te conduzirá pelos caminhos mais apropriados.

 

road 3159505 1920 - Jesus: O Confronto da Ilusão e a Valorização da Vida

O Confronto da Ilusão: Felicidade tem haver com realizações, atitudes e conquistas.

 

Alegria é fruto do Espírito, isto é, ela é gerada em nós pelo Espírito Santo. É um gozo que sentimos na alma independente das circunstâncias. É contentamento pelo recebimento das bênçãos. No meu ponto de vista, felicidade tem a haver com aquilo que realizamos ou construímos. Tem haver com sonhos concretizados!

 

Leia também: O Caminho de Volta à Felicidade Clicando Aqui!

 

A definição do dicionário para felicidade é: “Qualidade ou estado de feliz. Bom êxito; sucesso.” Observe a felicidade está conectada àquilo que levamos a efeito, ou seja, àquilo que fazemos acontecer.

O antônimo de felicidade é: frustração. E até onde sei frustração é o sentimento que nos sobrevêm quando não realizamos o que devíamos realizar ou que queríamos realizar.

Desta forma, cresce de maneira surpreendente, o número de pessoas frustradas no mundo, justamente por não terem o mínimo direito e/ou possibilidades de realizar o que gostariam de realizar. Por outro lado, nada melhor do que realizações para transmitir felicidade aos homens.

Nas bem-aventuranças de Cristo no capítulo cinco de Mateus, os felizes, dentro da perspectiva do Reino de Deus, são exatamente  aqueles que não conseguiram coisas que seriam triviais para um viver cristão de amor e excelência.

Há também indicações de felicidades futuras no Reino de Deus em relação àqueles que conseguiram algumas realizações como por exemplo: os mansos, os misericordiosos, os pacificadores e àqueles que se mantiveram firmes apesar das calúnias, injúrias e perseguições.

Entretanto, esta é a visão do Reino de Deus para todos nós, pois o que nos foi vedado aqui nos será concedido de maneira muito grandiosa no Reino de Deus.

Na vida terrena, o próprio Deus nos criou com uma projeção para grandes realizações e, isto, por certo teria o poder de nos comunicar a felicidade.

Desde Adão até os homens atuais incluindo os grandes inventores, projetistas, descobridores da história da humanidade, o que vemos é que as grandes realizações faze-nos chegar a conquista da felicidade. Logo, felicidade não é algo que vai sendo gerado em nós como o amor, alegria, paz, fidelidade, mansidão, pelo Espírito Santo, entre outros. Felicidade é conquista! Felicidade tem haver com realizações!

 

BANNER LIVRO 1 - Jesus: O Confronto da Ilusão e a Valorização da Vida

 

Há uma história bíblica que nos abençoa o coração e renova as nossas forças para as grandes conquistas que o Senhor já nos tem liberado.

A estadia e o trabalho de Jacó na casa de seu sogro Labão dentre outras coisas mostra-nos um homem resignado e focado naquilo que representa ser a realização de sua felicidade.

Após haver trabalhado sete anos para se casar com Raquel não a teve de imediato, no lugar foi lhe dado Léia, porém não desistindo de seus sonhos, trabalhou mais sete anos, repetindo o processo para a conquista de sua felicidade.

 

“E Labão tinha duas filhas; o nome da mais velha era Léia, e o nome da menor, Raquel. Assim, serviu    Jacó sete anos por Raquel; e foram aos seus olhos como poucos dias, pelo muito que a amava. E aconteceu pela manhã ver que era Léia; pelo que disse a Labão: Por   que me fizeste isso? Não te tenho servido por Raquel? Por que, pois me enganaste? E disse Labão: Não se faz assim no nosso lugar, que a menor se dê antes da primogênita. Cumpre a semana desta; então te daremos também a outra, pelo serviço que ainda sete anos servires comigo. E Jacó fez assim e cumpriu a semana desta; então lhe deu por mulher Raquel, sua filha”. (Gênesis 29.16,20,25-28)

 

Jacó esteve disposto em repetir todo o processo de trabalho para conquistar a sua felicidade.

E você?

Pastor Marcos Sá
Pastor Marcos Sá

Pastor e educador com 30 anos de experiência nas áreas de cursos de formação, treinamentos e palestras. Estudou Gestão de Sistemas Educacionais na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), é Bacharel em Teologia com domínio de Teologia Sistemática, Educação Cristã e História do Avivamento e Autor de 3 Livros.

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pastor, Pai, Esposo e Amigo Marcos Sá

Autor dos estudos bíblicos evangélicos Marcos Sá - Jesus: O Confronto da Ilusão e a Valorização da Vida

Este site continuará sendo instrumento de Deus para ajudar pessoas em todo mundo.

Dia 22/12/2022, nosso Deus o levou para estar na glória.

“Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.” 2 Timóteo 4:7

Posts recentes

Quer ficar por dentro das últimas novidades da área contábil?

Inscreva-se na nossa newsletter e tenha nossos conteúdos em primeira mão.

Artigos relacionados