4 Atitudes Que Regem A Vida Transformada

Atitudes que regem uma vida transformada

Existem atitudes que tomamos para alcançar uma vida transformada. Vamos ver quais?

Após haver recebido a Jesus Cristo como seu maravilhoso Salvador, tendo Ele removido toda a maldição originada pelo pecado, que nos sentenciava a separação eterna de Deus, um admirável e surpreendente milagre acontece: trata-se da vinda do Espírito Santo para habitar no ser humano, cujo objetivo primário é torna-lo morada de Deus.

A partir de agora uma profunda transformação tem início, quando valores morais, éticos, relacionais e espirituais são submetidos a uma regeneração sem precedentes, estabelecendo uma nova fase de vida, um novo tempo de grandes mudanças!

O que será o extremamente decisivo para novos comportamentos e novas atitudes que regem a vida transformada.

Atitude Vencedora Vida Transformada - 4 Atitudes Que Regem A Vida Transformada

Impressionante o fato de o Espírito Santo estar constantemente em nós.

Ele veio não simplesmente fazer uma visita, mas permanecer! Veio habitar!

É lógico, quem tem um grande trabalho a fazer, e isto por um longo tempo, morar em seu próprio local de trabalho de ser maravilhoso. Não há tempo a perder!

O plano original é que sejamos transformados em templos, santuários! Estes termos exprimem que o lugar onde o Espírito Santo vai habitar (nosso ser) deve ir sendo transformado passo a passo até ser uma habitação santificada, separada em glória e louvor para Deus.

“Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?  20 Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.”

1 Coríntios 6.19,20

A Desintoxicação Espiritual

Após sermos libertos das ilusões do mundo o Espírito Santo inicia um poderoso tratamento espiritual em cada um de nós, chamado de novo nascimento, o renascimento espiritual ou nascer de novo, que vai sendo sentido e expressado tão logo o Espírito venha para nós.

Atitude Vencedora Vida Transformada 1 - 4 Atitudes Que Regem A Vida Transformada

É nesta fase que as “escamas dos olhos” caem e passamos a ver a vida como verdadeiramente ela é.

“E Ananias foi, e entrou na casa, e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo. E logo lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e recuperou a vista; e, levantando-se, foi batizado.”

(At 9.17,18).

Entramos no processo de “desintoxicação espiritual”, quando o Espírito Santo começa a nos desligar das antigas praticas da natureza humana que vivia embriagada com as paixões da carne, nos redirecionando para uma vida reta, repleta de novos propósitos e visão de futuro renovada e aprovada por Deus.

Há pessoas que dizem que após terem aceitado a Jesus como salvador de suas vidas, as coisas pioraram, porém isto é uma sensação enganosa, na verdade o Espírito Santo está realizando a quebra de “cordões umbilicais” com o antigo estilo de vida de tal pessoa; restabelecendo novas conexões, só que agora conexões vitais ao crescimento espiritual, conexões que vão gerar novos aprendizados e novos princípios de ética, moral, espiritual, que servirão para a vida toda, dando firmeza e produzindo novas atitudes que regem a vida transformada  

4 Atitudes Que Regem A Vida Transformada Com Infográfico

4 Atitudes Que Regem Uma 1 e1530032820346 - 4 Atitudes Que Regem A Vida Transformada

Use este Infográfico em seu site:

Agora temos que ficar firmes e suportar o tratamento espiritual que o Espírito Santo está realizando em nós.

Neste momento pelo menos há 4 atitudes que regem a vida transformada que devem ser demonstradas por todos aqueles que confessam viver uma nova vida em Jesus:

 ➡ Desligar-se das práticas da velha natureza

“E digo isto e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade do seu sentido, entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus, pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração, os quais, havendo perdido todo o sentimento, se entregaram à dissolução, para, com avidez, cometerem toda impureza. Mas vós não aprendestes assim a Cristo, se é que o tendes ouvido e nele fostes ensinados, como está a verdade em Jesus, que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano, e vos renoveis no espírito do vosso sentido, e vos revistais do novo homem, que, segundo Deus, é criado em verdadeira justiça e santidade. Pelo que deixai a mentira e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros. Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira. Não deis lugar ao diabo. Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade. Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem. E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o Dia da redenção. Toda amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmias, e toda malícia seja tirada de entre vós. Antes, sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.”

Efésios 4.17-32

 ➡ Evidenciar Comportamentos de Um Caráter Renovado

“Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens, ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, justa e piamente.”

Tito 2.12

 ➡ Ter Pensamentos e Objetivos Altruístas Com Base na Palavra de Deus

“Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima e não nas que são da terra; porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.”

Colossenses 3.1-3

 ➡ Priorizar o Reino de Deus em Toda Sua Maneira de Viver

“Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.”

Mateus 6.33

Estas 4 atitudes que regem a vida transformada são parte de minha história de conversão e crescimento espiritual que agora compartilho com todos vocês.

Creio que não são as únicas, porém funcionou de uma maneira tão libertadora e edificante para mim que creio serem saudáveis para quem possa coloca-las em evidência. 

Qual dessas atitudes poderá te ajudar hoje?

Pastor Marcos Sá
Pastor Marcos Sá

Pastor e educador com 30 anos de experiência nas áreas de cursos de formação, treinamentos e palestras. Estudou Gestão de Sistemas Educacionais na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), é Bacharel em Teologia com domínio de Teologia Sistemática, Educação Cristã e História do Avivamento e Autor de 3 Livros.

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pastor, Pai, Esposo e Amigo Marcos Sá

Autor dos estudos bíblicos evangélicos Marcos Sá - 4 Atitudes Que Regem A Vida Transformada

Este site continuará sendo instrumento de Deus para ajudar pessoas em todo mundo.

Dia 22/12/2022, nosso Deus o levou para estar na glória.

“Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.” 2 Timóteo 4:7

Posts recentes

Quer ficar por dentro das últimas novidades da área contábil?

Inscreva-se na nossa newsletter e tenha nossos conteúdos em primeira mão.

Artigos relacionados