Viver Além Do Superficial: O Desafio de Abandonar o Lugar de Conforto

Viver Além do Superficial

A paz! Minha mensagem para você neste artigo é que está na hora de você viver além do superficial!

Quer avançar para além dos estágios iniciais daquilo que você já alcançou?

Deseja se envolver com novas experiências que o colocarão em patamares superiores de tudo que você viveu até o presente momento?

Almeja estabelecer pra si novas oportunidades de crescimento e realizações?

A leitura que você vai fazer agora irá lhe inspirar a vencer o medo de desbravar novos “territórios” e te levará ao entendimento de que este é o momento propício de viver além do superficial!

Viver além do superficial irá te desafiar a abandonar o seu “lugar de conforto” a fim de que você possa contemplar possibilidades de novas descobertas e liberação de forças e talentos suficientes para ampliar o seu raio de ação e assim o conduzir a níveis maiores de realizações e conquistas em sua vida.

Viver além do superficial irá tirar você da rotina massacrante que adormece a atitude vencedora e o fará sentir motivado no tocante querer que coisas novas tomem parte de sua vida, trazendo para fora de si qualidades e potenciais que você mesmo não sabia que possuía.

Então, o convido a mergulhar nesta leitura libertadora e desatar todo o teu potencial, acreditando que o viver na superfície das coisas é viver tolhido de esperança, criatividade e fé.

O Viver Na Superfície

O desafio de viver além do superficial - Viver Além Do Superficial: O Desafio de Abandonar o Lugar de Conforto

Há pessoas que resolveram acomodar-se com o que conquistaram até o momento mesmo que isto não lhes traga satisfação e nem sentido de realização.

Há pessoas que estão satisfeitas com o seu grau de escolaridade mesmo que isto não lhes proporcionem condições de irem adiante no aprendizado ou os tornem aptos para oportunidades de melhores condições de vida familiar, profissional e social.

Há pessoas que entendem que novos desafios por certo resultarão em crescimento, alcance de novos patamares e progresso, cobrarão esforços altíssimos e por isto acabaram por aceitar sua situação atual acomodando-se a sua realidade.

Outro fator determinante que contribui grandemente para um viver superficial é a falta de resignação para enfrentar contratempos que fazem parte da vida de todos nós.

Muitos preferem entregar-se ao “destino” e ver o que acontece.

Preferem viver na superfície acomodando-se às pequenas coisas que estão ali e, desta forma, abrem mão de grandes acontecimentos e experiências que poderiam ter vivido e não somente isto, abrem mão de impactar positivamente pessoas que vivem ao seu redor.

Há também aqueles que se acostumaram viver uma vida superficial.

Tudo que pensam ou realizam tem sempre um toque de rudimentar, superficial.

Nunca tem ânimo para algo mais aprimorado, nunca tem tempo para algo mais profundo e detalhado, nunca percebem nada que possa ser melhorado, aperfeiçoado.

Detalhes para eles não querem dizer nada e, deste modo, não se aprofundam em nada e estão sempre na linha da mediocridade.

Fazem de tudo um pouco, mas não fazem nada de excelência.

Viver sempre no superficial evidencia completa satisfação com a situação reinante e ficar assistindo as coisas se desdobrarem à sua volta sem querer interferir nela com uma contribuição positiva e transformadora.

Também é uma demonstração de apatia emocional e o encerramento da perspectiva de dias melhores para o futuro.

Viver além do superficial é desejar melhorar sempre!

Viver além do superficial é almejar crescimento constante! É melhorar como ser humano que somos, é acreditar que dias melhores são possíveis!

Viver além do superficial é almejar progresso! É acreditar em nosso potencial, nossos valores!

Viver além do superficial é quebrar rotinas tediosas, massacrantes no sentido da paralisação dos sonhos e projetos de vida.

Viver além do superficial é buscar aperfeiçoar, é mergulhar na esperança e redescobrir novas motivações para a caminhada do dia a dia.

Viver além do superficial é não desistir facilmente, é resistir até que uma porta se abra, é estar preparado para as dificuldades e vencer.

Referências

Referências Sobre Viver Além e1535655221361 - Viver Além Do Superficial: O Desafio de Abandonar o Lugar de Conforto

Exemplos bíblicos são fundamentos inquestionáveis. Eles nos fornecem fatos históricos, verídicos e espirituais.

Possuem autoridade espiritual e revelam um Deus que está sempre disposto a ajudar no aprofundamento de um relacionamento sincero com Ele.

Vamos ver agora como algumas destas pessoas saíram de uma forma rotineira de viver para viver além do superficial:

  • Abraão – Habita em uma região marcada pelos velhos costumes idólatras, Ur dos Caldeus.

“E tomou Tera a Abrão, seu filho, e a Ló, filho de Harã, filho de seu filho, e a Sarai, sua nora, mulher de seu filho Abrão, e saiu com eles de Ur dos caldeus, para ir à terra de Canaã; e vieram até Harã e habitaram ali.”

Gênesis 11.31

  • Tem uma esposa estéril que é Sara

“E tomaram Abrão e Naor mulheres para si; o nome da mulher de Abrão era Sarai, e o nome da mulher de Naor era Milca, filha de Harã, pai de Milca e pai de Iscá. E Sarai foi estéril e não tinha filhos.”

Gênesis 11.29,30

Era o primogênito de Tera e teve que espera a morte deste patriarca para assumir a liderança da família e pôr em prática o chamado e as promessas de Deus.

Contudo, ao querer viver além do superficial, ou seja, ao querer viver grandes e profundas experiências com Deus, ele experimentou grandes acontecimentos em sua trajetória de vida.

Primeiro, demonstrou uma fé sem limites ao sair para uma terra que não conhecia:

“Pela fé, Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia.”

Hebreus 11.8

Segundo, houve um aprofundamento espiritual tamanho ao depender totalmente de Deus. Ele se tornou um homem de altares. Abraão erigiu muitos altares, o que se tornou uma marca no seu relacionamento com o Senhor:

“E apareceu o Senhor a Abrão e disse: À tua semente darei esta terra. E edificou ali um altar ao Senhor, que lhe aparecera.”

Gênesis 12.7

  • Terceiro, teve sua visão espiritual ampliada ao sair da tenda e contemplar as estrelas:

“Depois destas coisas veio a palavra do Senhor a Abrão em visão, dizendo: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão.  Então, disse Abrão: Senhor Jeová, que me hás de dar? Pois ando sem filhos, e o mordomo da minha casa é o damasceno Eliézer. Disse mais Abrão: Eis que me não tens dado semente, e eis que um nascido na minha casa será o meu herdeiro. E eis que veio a palavra do Senhor a ele, dizendo: Este não será o teu herdeiro; mas aquele que de ti será gerado, esse será o teu herdeiro. Então, o levou fora e disse: Olha, agora, para os céus e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua semente. E creu ele no Senhor, e foi-lhe imputado isto por justiça.”

Gênesis 15.1-6

  • Quarto, fez aliança com Aquele que lhe prometera grandes coisas:

“Naquele mesmo dia, fez o Senhor um concerto com Abrão, dizendo: À tua semente tenho dado esta terra…”

Gênesis 15.18

  • Quinto, tocou na promessa concretizada:

“E o Senhor visitou a Sara, como tinha dito; e fez o Senhor a Sara como tinha falado. E concebeu Sara e deu a Abraão um filho na sua velhice, ao tempo determinado, que Deus lhe tinha dito. E chamou Abraão o nome de seu filho que lhe nascera, que Sara lhe dera, Isaque. E Abraão circuncidou o seu filho Isaque, quando era da idade de oito dias, como Deus lhe tinha ordenado. E era Abraão da idade de cem anos, quando lhe nasceu Isaque, seu filho. E disse Sara: Deus me tem feito riso; e todo aquele que o ouvir se rirá comigo.”

Gênesis 21.1-6

  • Moisés – Mesmo tendo sido criado e educado nos palácios do rei do Egito, preferiu deixar para trás a transitoriedade das riquezas seculares, escolhendo viver além do superficial fixando seus olhos naquilo que é eterno.

“Pela fé, Moisés, já nascido, foi escondido três meses por seus pais, porque viram que era um menino formoso; e não temeram o mandamento do rei. Pela fé, Moisés, sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, escolhendo, antes, ser maltratado com o povo de Deus do que por, um pouco de tempo, ter o gozo do pecado; tendo, por maiores riquezas, o vitupério de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa. Pela fé, deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como vendo o invisível.”

Hebreus 11.23-27

  • Paulo, o apóstolo dos gentios – De descendência judaica, cidadão romano, extremamente culto, venerado e temido em sua época, reputa tudo por perda e decide viver além do superficial plantando igrejas por todas as partes, doutrinando-as e estabelecendo lideranças, visando sempre o crescimento do Reino de Deus na Terra por amor ao Evangelho de Cristo:

“Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo. E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas e as considero como esterco, para que possa ganhar a Cristo.”

Filipenses 3.7,8

Viver além do superficial é ter valores espirituais em primeiro lugar. É priorizar o Reino de Deus.

Viver além do superficial é abraçar sem reservar a causa primordial do Evangelho de Cristo Jesus.

Viver além do superficial é desprender-se das “algemas” do passado e subir com asas de águia para um novo tempo de comunhão com Deus.

Viver além do superficial é permitir-se curar pelo Espírito Santo e entender que você está dentro dos planos de Deus para o grande AVIVAMENTO que já se levantou em nossa nação.

Em Que Devemos Viver Além Do Superficial?

em que devemos viver além do superficial e1535655053382 - Viver Além Do Superficial: O Desafio de Abandonar o Lugar de Conforto

Devemos viver além do superficial no testemunho

Se esforçar para representar bem o Reino de Deus na terra.

Somos o sal da terra e a luz do mundo. Somos representantes diretos da pessoa de Cristo;

Devemos viver além do superficial na adoração

A verdadeira adoração não compreende somente o momento do louvor na igreja, vai muito além disto!

Adorar a Deus com nosso louvor, com nossas finanças, com nosso serviço, com nosso amor ao próximo, com nosso linguajar, com nossa disposição de repartir o pão…

Devemos viver além do superficial na orientação da Palavra de Deus

Ler, meditar e guardar a Palavra de Deus até que ela habite profundamente em nós é uma das maneiras de resistir aos maus tempos da experiência cristã.

Não devemos ser negligentes quanto a isto.

Quanto mais da poderosa Palavra de Deus habitar em nós mais resistência e forças teremos para irmos em frente.

Devemos viver além do superficial na oração

Cristãos que foram além de seus limites e expectativas foram pessoas de oração.

Os grandes moveres que realizaram e grandes respostas de Deus que obtiveram, foram por demandas de oração.

Assim avivamentos foram desatados e milhares de vidas salvas; milagres ocorreram, curas impressionantes e libertações surpreendentes resultaram de horas de oração na presença de Deus.

Conclusão

Reflita em tudo que leu até aqui!

A partir de agora resolva colocar intensidade e profundidade em tudo que fizer.

Dê o melhor de si sempre!

Queira fazer sempre o melhor que puder!

Deseje sair do superficial. Mergulhe profundo no relacionamento com Deus!

Pastor Marcos Sá
Pastor Marcos Sá

Pastor e educador com 30 anos de experiência nas áreas de cursos de formação, treinamentos e palestras. Estudou Gestão de Sistemas Educacionais na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), é Bacharel em Teologia com domínio de Teologia Sistemática, Educação Cristã e História do Avivamento e Autor de 3 Livros.

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pastor, Pai, Esposo e Amigo Marcos Sá

Autor dos estudos bíblicos evangélicos Marcos Sá - Viver Além Do Superficial: O Desafio de Abandonar o Lugar de Conforto

Este site continuará sendo instrumento de Deus para ajudar pessoas em todo mundo.

Dia 22/12/2022, nosso Deus o levou para estar na glória.

“Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.” 2 Timóteo 4:7

Posts recentes

Quer ficar por dentro das últimas novidades da área contábil?

Inscreva-se na nossa newsletter e tenha nossos conteúdos em primeira mão.

Artigos relacionados